Pesquisar este blog

Olá

Muito me alegra pela sua visita. É um blog pretensioso, mas também informativo

sábado, 8 de setembro de 2012

Fundação em Tauá festeja 20 anos de luta na preservação da caatinga


O museu possui um acervo reunindo mais de mil itens em exposição permanente, que conta um pouco da história da ocupação do Ceará FOTO: EDUARDO RAMOS


Uma extensa programação está sendo desenvolvida pela Fundação Bernardo Feitosa para comemorar seus 20 anos de existência. Ao longo do tempo, a entidade tem como principal missão estimular a população dos Inhamuns, especialmente de Tauá, para a consciência ecológica do bioma natural da região, que é a caatinga.

Este mês, está ainda aberta a exposição "Tauá, transformações da Urbe", reunindo fotografias antigas e atuais, sendo estas tendo o crédito de Jorge Moura e como curadora Salete Vale.

A exposição teve início em agosto e deve permanecer no Museu dos Inhamuns, em Tauá até outubro. Depois, a ideia é que percorra escolas de ensino fundamental do Município.

A vice-presidente da Fundação, Fátima Feitosa, explicou que boa parte das fotografias são do início do século XX, quando a cidade consolidou seu perímetro urbano, e foram doadas pelas famílias tradicionais da cidade. Essa iniciativa é mais um dos eventos que visa a marcar as comemorações das duas décadas de atividade, que tem como principal função cuidar do Museu dos Inhamuns. Atualmente, conta com um acervo de mais 1 mil peças, entre objetos da pré-história com registros de pinturas rupestres, armas em pedra lascada e polida, fósseis e, em especial, objetos das famílias interioranas do período colonial.

Progamação
A programação alusiva aos 20 anos começou de fato em fevereiro deste ano, já que a data fundação é o dia 2 daquele mês. Na ocasião, houve um sarau lítero musical, tendo como tema o "Patrimônio material e imaterial da preservação ambiental".

De maio a junho passado, aconteceu a exposição de fotografias "Mulheres: histórias e memórias", também como curada Salete Vale. Retratos mostraram a presença feminina em seus mais diversos segmentos sociais, tanto privilegiando as elites, como juízas, comerciantes, passando pelas artesãs e até conhecidas prostitutas, que residiam no passado da localidade. "Foi uma ação desprovida de preconceito", explicou Fátima.

De 13 a 22 de junho deste ano, esteve presente na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, foi realizada na cidade do Rio de janeiro, credenciada pela Organização das Nações Unidas (ONU), com direito a voto nas participações das mesas realizadas no Rio Centro.

Ainda para este ano, estão previstas a realização do projeto de re-funcionalização do Museu e a publicação do livro sobre a trajetória da presidente Maria Dolores de Andrade Feitosa. São entidades parceiras a Prefeitura Municipal, Sebrae, Secult, Funart, Bancos do Brasil e do Nordeste.

MARCUS PEIXOTO 
REPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário