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quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Age de tal modo que o ato se torne a base de uma lei universal

Kant (Reprodução)

Fiquei surpreso com o interesse dos chineses por Immanuel Kant (1724-1804) e não muito menos com a admiração de Umberto Eco, ao ter testemunhado tal episódio. Hoje, há muito pouco interesse em sua obra, mesmo em círculos intelectuais, pelo menos entre os mais céticos e os menos preocupados com assuntos da moral e da ética. Em outras palavras, ele nunca foi pop.
Na verdade, citar Kant, na década de 1980, quando estudante de Filosofia no Seminário da Prainha, tinha ares de boçalidade. A professora de Antropologia da Filosofia, no entanto, repetia e enfatizava o imperativo categórico da moral kantiana: age sempre de tal forma que os princípios que norteiam a vontade possam se transformar na base de uma lei universal. Isso seria mais ou menos dizer: não faça aos outros aquilo que não quer que  façam consigo. Eis mais uma razão para se fazer uma crítica ao autor da Crítica da razão pura: é quimérico.  Como a China e, sobretudo, os Estados Unidos iriam admitir tais relações com seus interlocutores internacionais?
Kant é apontado por Betrand Russell (Prêmio Nobel 1950) como o filósofo que vislumbrou um Norte, não visível na filosofia de Hume. Ele deu sequência a uma lógica tradicional para se debater sobre a questão ética, que até então não havia sido resolvida de uma outra maneira,  senão à luz da fé. Assim, prossegue um outro problema de simpatia. Ele afirma que nossas ações não devem ser elogiadas por graduações. Traduzindo mais uma vez: ajudar um vizinho em dificuldade não é tão notável quanto fazera mesma caridade por uma pessoa totalmente odiosa. "Quem os executa é a boa vontade, a única considerada incondicionalmente boa". Afora a fragilidade, os próprios questionamentos são inspiradores, porque segue um princípio da razão pura, que devemos reconhecer que Kant estava realmente certo.

As Categorias Kantianas:

1. Quantidade
unidade
pluralidade
totalidade
2.Qualidade
realidade
negação
limitação
3.Relação
Substância e acidente
causalidade e efeito
reciprocidade
4.Modalidade
possibilidade - impossibilidade
existência - não existência
necessidade - contigência

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