Ex votos do Museu Popular |
Um dos mais tradicionais equipamentos turísticos do Centro de Fortaleza, o Centro de Turismo, padece de uma desatenção primária: a falta de guias. Embora tenha sido reformado em março do ano, passado, o equipamento também conhecido como Emcetur, não conseguiu recuperar o Museu de Minerologia e o de Artes Populares (tendo como acervo peças como os ex-votos), único mantido no prédio, não é bem explicados ao público pela falta de guia.
Desde o início das atividades como centro turístico, em 1973, essa foi a primeira reforma no prédio. A construção de 1866, que no século XIX abrigou a Cadeia Pública, foi tombada pelo patrimônio histórico estadual em 1982.
O local, onde funcionam 105 lojas que comercializam e promovem o artesanato e culinária cearenses, recebeu novas estruturas elétricas, hidráulicas, de refrigeração, banheiros, restaurante, lanchonete e quiosque. Também foi instalado um elevador panorâmico e trocadas a pintura e o piso, agora de pedra colonial.
No pavimento térreo do bloco central, cuja área é de 2.834,94 m², a reforma incluiu as lojas e a instalação do elevador panorâmico. Já o andar superior, recebeu melhorias na diretoria e sala de reuniões, no almoxarifado e nas salas de guias turísticos. O bloco sul, com 752,55 m², contará com estacionamento para 42 veículos, além da reforma das lojas e jardins, ganhará um novo playground.
Nenhum comentário:
Postar um comentário