Pesquisar este blog

Olá

Muito me alegra pela sua visita. É um blog pretensioso, mas também informativo

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Ministério da Defesa ainda mantém clima de formigueiro



Sistema de monitoramento de satélite do Brasil Pelo MD
 Há evidente processo de fritura do ministro da Defesa Nelson Jobim. A suspensão da compra dos caças, reuniões da presidente Dilma, a portas fechadas com o comandante da Aeronáutica e as críticas pela nomeação de José Jenoíno, ainda envolvido no escândalo do Mensalão, são terrenos minados para a travessia de uma nova gestão.
 A questão Jenoíno não diz respeito tanto ao mensalão, mas é contra a lógica de que Aldo Rebelo, então deputado federal pelo PC do B, já foi preterido do Ministério, porque se temia uma politização das Forças Armadas no primeiro governo Lula. Tem uma relação com prestígio interno e isso começa a ser questionado no ministro da Defesa, que até agora tem passado mais tempo no Cargo: desde junho de 2007. Os anteriores Elcio Alvares, Geraldo Magela da Cruz Quintão, José Viegas Filho, José Alencar e Valdir Pires, não passaram mais de dois anos.
Isso leva a crer que não basta a presidente Dilma gostar. As Forças Armadas precisam também. E gostaram de José Alencar, porque era vice-presidente, e Nelson Jobim, que foi ministro do STF e desde a sua posse vinha prometendo mundos e fundos para Exército, Marinha e Aeronáutica.
Os demais foram tratados desde o desdém à sabotagem explicita. Elcio era alijado, porque se queria um militar da reserva. Geraldo teve problemas com aviões da FAB utilizados por civis. José Viegas, casado com a design peruana Erica Stckholm, então com36 anos, bonita e desenvolta nas reuniões sociais, causava desconfortos com as distintas senhoras dos generais. O estopim foi uma carta do comandante do Exército fazendo apologia ao militarismo à moda antiga.
Mas ninguém foi mais vítima do complô de caserna e do desprezo do que Valdir Pires, durante a crise dos controladores. Ou seja, a permanência de Nelson Jobim vai depender,especialmente, do apoio do alto comando militar.

Serviço: O Ministério da Defesa é o órgão do Governo Federal responsável pela direção superior das Forças Armadas, constituídas pelos Comandos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.
Sua principal missão é manter a soberania nacional e a integridade territorial, bem como estabelecer políticas ligadas à defesa e segurança do País, como a Política de Defesa Nacional (PDN).

Nenhum comentário:

Postar um comentário