Pesquisar este blog

Olá

Muito me alegra pela sua visita. É um blog pretensioso, mas também informativo

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Carlos Emílio: A crise do capitalismo está apenas no seu início


Por acaso, estive hoje com o romancista cearense Carlos Emílio Correa Lima. Eu e o autor de Cachoeiras das Eras, entre outros romances, conversamos durante uma viagem de ônibus sobre os pintores  Humberto Magalhães e Hermógenes (irmãos), Literatura e Religião. Ficamos ainda todos sem entender a morte repentina de Humberto, que nos seus últimos anos morou sozinho numa casa de praia em Barra Nova, em Cascavel, no litoral Leste.
Sobre literatura, Carlos Emílio diz que tanto vale dizer que a realidade é mais criativa do que a ficção do que quanto a ficção é mais criativa do que a realidade. Não há limites para o absurdo. Existem sim padrões estabelecidos por uma elite que norteiam os caminhos da arte. Na sua opinião, a internet é uma nova religião, com suas normas e estabelecimento de um novo saber. "Religião é conhecimento. Hoje, o conhecimento não está mais com a igreja, mas sim nas redes", comentou.
Para ele, a crise do capitalismo está apenas no seu começo. O fim está para acontecer, à medida que as grandes corporações e instituições financeiras não aguentarem mais as pressões. Assim é uma conversa com Carlos Emílio: ficamos na contemplação de uma cachoeira de sentenças de todas as eras, não importam se fazem ou não sentido. O escritor trabalha com efeitos de frases, como se buscasse uma melodia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário