É do mundo exterior que o conhecimento precisa vir a nós, pela leitura, audição e contemplação. Wendy Beckett
Pesquisar este blog
Olá
Muito me alegra pela sua visita. É um blog pretensioso, mas também informativo
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
Longa jornada com Kant, Maquiavel, Buda e vento no rosto
Fico feliz em saber que Zen e a Arte de Manutenção de Bicicletas, de Robert M. Pirsig, permanece sendo um best-seller. depois de ser rejeitado por 121 editoras, estando marcado no livro do Guinness. Li este livro em 1984. Pai pilotando e filho na garupa atravessam costa a costa dos Estados Unidos numa motocicleta. Enquanto a viagem transcorre, a obra, narrada em primeira pessoa, tenta conciliar questões básicas de manutenção do veículo, numa longa viagem de férias, como também se debruçar questões filosóficas básicas entre Aristóteles e Platão.
Fernando Gabeira também leu e disse que, desde então, não conseguia mais sequer ver um ventilador quebrado em sua casa. Pirsing nos ensina a ser elementar numa longa viagem, que tipo de roupa se deve usar na estrada, os produtos de higiene e primeiros socorros e peças e ferramentas utilizadas para os serviços mecânicos.
A aventura caminha num emaranhando de citações, em que se fala de Kant e Buda. O Ocidente, o Oriente e a qualidade são palavras elementares do livro, muito repetidas e com reflexões complementares. Seria o equivalente a se divulgar pelo twitter uma viagem. Não é bacana? Mas isso foi em 1975.
Marcadores:
Aristóteles,
Filosofia,
Kant,
Literatura,
Platão
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário