Pesquisar este blog

Olá

Muito me alegra pela sua visita. É um blog pretensioso, mas também informativo

terça-feira, 8 de março de 2011

Para Picasso, Cézanne é "o pai de todos nós"

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - Masp

Madame Cézanne em Vermelho. Trata-se de Hortense Fiquet, principal modelo e amante de Paul Cézanne, (1893 – 1906). Tornou-se sua mulher 14 anos após engravidar do pintor, No entanto, além de manter uma relação conjugal estável, Hortense foi sua principal modelo,  durante toda a sua vida de casado. Ao todo, são 18 quadros que ela é retratada, inclusive Madame Cézanne costurando. 

A esposa foi retratada por Cézanne em vários quadros da década de 1890: Madame Cézanne na Varanda (Nova York, Metropolitan Museum), três versões de Madame Cézanne na Cadeira Amarela, uma no Chicago Art Institute e duas em coleções particulares, ambas datadas entre 1890 e 1894. Em relação aos demais, Madame Cézanne parece estar nesse retrato, segundo Venturi  mais tranqüila, mais satisfeita, mais singela. As flores nas mãos conferem-lhe um ar mais simpático. 

A crítica Janice Anderson afirma que "Cézanne atinge um grau de simplificação que só viria a ser enconteado mais tarde, nos trabalos de artistas tais como Modigliani, no século XIX. Ele é considerado o pai da pintura moderna. palavra ‘todos’ incluía os pintores do fauvismo, do cubismo e do abstracionismo. Segundo Denis Coutagne, diretor do Museu Granet de Aix-en-Provence (sul da França). cada uma destas escolas, no início do século XX, sistematizou uma direção tomada por Cézanne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário