Todos nós parecemos ter mais perguntas do que respostas sobre o que está ocorrendo no Líbano na ofensiva contra o A detonação de walkie-talkies ao redor do Líbano um dia após dezenas de pagers usados por oficiais do Hezbollah explodirem é um golpe duplo que mostra a extensão da penetração de Israel nas defesas de seu inimigo xiita através de sua fronteira norte.
Representa uma humilhação total para o Hezbollah que sua segurança possa ser violada tão facilmente duas vezes e ser mostrada incapaz de proteger seu próprio povo.
Israel não admitiu a responsabilidade pelas explosões, mas há pouca dúvida na região de que esta foi uma operação com as marcas registradas do Mossad. As perguntas mais difíceis dizem respeito ao seu propósito: esses ataques representam uma surpresa tática por si só ou são parte de uma estratégia mais ampla e para onde essa estratégia leva? Isso é um prelúdio para uma guerra total Hezbollah. O The Guardian traz uma matéria pretensamente analítica, mas com mais indagações sobre ninguém saber qual é o patamar hoje na guerra de gerrilhas no Oriente Médio. Eis um trecho do artigo:
“ A detonação de walkie-talkies ao redor do Líbano um dia após dezenas de pagers usados por oficiais do Hezbollah explodirem é um golpe duplo que mostra a extensão da penetração de Israel nas defesas de seu inimigo xiita através de sua fronteira norte.
Representa uma humilhação total para o Hezbollah que sua segurança possa ser violada tão facilmente duas vezes e ser mostrada incapaz de proteger seu próprio povo.
Israel não admitiu a responsabilidade pelas explosões, mas há pouca dúvida na região de que esta foi uma operação com as marcas registradas do Mossad. As perguntas mais difíceis dizem respeito ao seu propósito: esses ataques representam uma surpresa tática por si só ou são parte de uma estratégia mais ampla e para onde essa estratégia leva? Isso é um prelúdio para uma guerra total ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário