Pesquisar este blog

Olá

Muito me alegra pela sua visita. É um blog pretensioso, mas também informativo

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

O legado de Teresa d'Avila na espiritualidade


 Hoje reflito sobre a conversão e as máximas dos Santos. Os Santos convertidos são mais importantes do que aqueles que não foram convertidos, ou melhor, que já nasceram Santos? Durante muito tempo mantive essa crença, baseado nas contribuições dados por Figuras da igreja católica como São Paulo, Santa Agostinho, Santo Inácio e até mesmo Santa Maria Madalena.

Atualmente já não tenho mais essa mesma convicção. Quando percebo as máximas de Santos Que sempre foram Santos, como Teresa Dávila e Bento, Entendo que Uma equivalência de valores Para o aquecimento espiritual Dos crentes. Santa Teresa d’Ávila dizia que“morro porque não morro “. Tal era só convicção na ressurreição e na promessa de Jesus Cristo de que os mortos serão revividos e participarão da grande mansão celestial com  a conversão. 

“ Nada te perturbe. Nada te amedronte. Tudo passa, a paciência tudo alcança. A quem Deus tem nada falta. Só Deus basta! “ Então, Não há um grande valor nessa máxima Que tanto pode ajudar aquele que é crente como até mesmo o cético se ele souber Assimilar o valor e sabedoria da paciência, apenas para citar uma única palavra de toda uma oração. 

A primeira vez que ouvi qualquer citação de Teresa D’Ávila foi ao ler o livro Quarup, de Antonio calado. Fiquei maravilhado. Era a fase da ascese do padre Nando, que me pressionou tanto a ponto de eu sonhar que Antonio Calado havia escrito uma continuação de Quarup, com o livro chamado “ A velhice do padre Nando”.

Depois conheci o convento das Carmelitas, instalado na avenida Engenheiro Alberto Craveiro, no bairro do castelão. lá eu conheci a então postulante Inês de Jesus, que depois fez seus votos e hoje se encontra na Bolívia. Muito jovem, demonstrava determinação e consciência de ponto deveria apostar na sua santificação. 

Por fim, conheci Ávila, na Espanha, onde a igreja é lugar de Romaria para os devotos e situa-se ainda em torno em torno de edificações medievais. quero dizer com tudo isso que foi uma das santas que mais me ajudou a superar os problemas pessoais inspirar essa caminhada de total dedicação ao fim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário