Encontro de escritores em Acaraú. Foto: Divulgação |
O poeta e memorialista da região, Nicodemos Araújo, homenageado do evento, nascido em 10 de março de 1905, na vila de Santa Cruz, hoje, cidade de Bela Cruz, autodidata, que deixou inúmeras poesias e obras que relatam a história de vários municípios integrantes da região do Baixo Acaraú, autor de 12 livros de poesias, 12 de historia, com incursão pelo teatro, biografia e genealogia. Nicodemos pertenceu a Academia Sobralense de Estudos e Letras, Academia Cearense de Letras, Academia de Letras Municipais do Brasil e União Brasileira de Escritores, falecendo em 23 de Junho de 1999.
O escritor tem sua memória lembrada no evento, por meio não só do nome do troféu que condecora os ilustres da região, mas também com a exposição de obras, fotografias e objetos de uso pessoal. “Essa é uma iniciativa muito importante, principalmente para as gerações mais jovens, pois as estimula a conhecer o trabalho e obras do escritor Nicodemos Araújo, estimulando o gosto pela leitura, além de ser um momento importante de congraçamento dos expoentes culturais da região”, destacou o professor e poeta Dimas Carvalho, condecorado com o troféu no ano passado, neto de Nicodemos Araújo.
Um dos principais objetivos do evento é desenvolver nos participantes o gosto pelas diversas expressões culturais. “A gente não ama aquilo que não conhece, e o evento leva os presentes, principalmente os jovens, a tomarem contato com os principais feitos desses personagens, como Nicodemos Araújo e o ilustre acarauense tido como príncipe dos poetas, Padre Antônio Tomaz, possibilitando que surjam novos agentes culturais”, declarou o professor e advogado José Luiz Lira, presidente da Academia Brasileira de Hagiologia (estudo dos santos), que no ano passado ministrou palestra sobre o papel do escritor. Lira já confirmou sua presença no encontro.
Ocorrido em junho do ano passado, o I Encontro de Escritores do Vale do Acaraú, realizado na Escola Estadual de Educação Profissional Marta Maria Giffone de Souza, em Acaraú, homenageou as seguintes personalidades da região: o poeta e escritor Dimas Carvalho, o jornalista e escritor Vicente de Freitas, o bispo Dom Edmilson da Cruz, o advogado, ex-deputado estadual e primeiro Secretário de Cultura de Acaraú, Francisco José Ferreira Gomes, o professor e memorialista Lucivan Rios (Totó) e o poeta e diretor de museu, José de Fátima.
Fonte: assessoria de imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário