Pesquisar este blog

Olá

Muito me alegra pela sua visita. É um blog pretensioso, mas também informativo

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Orcec estreia comenda em celebração ao centenário de Eleazar de Carvalho

Um dos maiores nomes da música brasileira de concerto em todos os tempos, Eleazar de Carvalho completaria 100 anos na próxima quinta-feira, 28 de junho. Para celebrar o grande momento, a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho vai realizar no dia a entrega da primeira edição da comenda “Orquestra Eleazar de Carvalho”, juntamente com a apresentação da Série Concerto Oficial.

A homenagem será outorgada anualmente a personalidades que contribuírem com o desenvolvimento da Orcec e da música orquestral cearense como um todo, sempre no mês de junho. Na edição de estreia, recebem a comenda “Orquestra Eleazar de Carvalho” o governador do Ceará Cid Gomes, o deputado estadual Francisco Pinheiro, o maestro Márcio Spartaco Landi, o professor Liduino Pitombeira e a pianista Sonia Muniz, viúva do maestro Eleazar de Carvalho, em referência ao apoio prestado nos 15 anos de atividade da Orquestra.

A solenidade será realizada no Palco Principal do Theatro José de Alencar, a partir das 19h30 durante a apresentação da Série Concerto Oficial, que marca a estreia mundial da peça “Concerto para contrabaixo, cordas e percussão”. A obra é do compositor e maestro Arthur Barbosa, regente titular e membro da direção artística da Orcec. A entrada é gratuita.

O contrabaixista e professor Marcos Machado aceitou o desafio de estrear a peça e é o solista convidado da Série Concerto Oficial. Doutor em música pela University of Illinois Urbana-Champaign, Machado reside nos Estados Unidos há 15 anos, onde é professor de contrabaixo erudito e jazz na University of Southern Mississippi, primeiro contrabaixo da Meridian Symphony Orchestra e membro da USM Jazz Quartet. Já a percussão ficará a cargo do músico Paulo Zorzetto.

A Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho é uma ação da Associação Artística de Concertos do Ceará (AACC), com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult). Nesta Série, conta ainda com o apoio do Theatro José de Alencar.

Fonte: Assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário