Um dos maiores nomes da música brasileira de concerto em todos os tempos, Eleazar de Carvalho completaria 100 anos na próxima quinta-feira, 28 de junho. Para celebrar o grande momento, a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho vai realizar no dia a entrega da primeira edição da comenda “Orquestra Eleazar de Carvalho”, juntamente com a apresentação da Série Concerto Oficial.
A homenagem será outorgada anualmente a personalidades que contribuírem com o desenvolvimento da Orcec e da música orquestral cearense como um todo, sempre no mês de junho. Na edição de estreia, recebem a comenda “Orquestra Eleazar de Carvalho” o governador do Ceará Cid Gomes, o deputado estadual Francisco Pinheiro, o maestro Márcio Spartaco Landi, o professor Liduino Pitombeira e a pianista Sonia Muniz, viúva do maestro Eleazar de Carvalho, em referência ao apoio prestado nos 15 anos de atividade da Orquestra.
A solenidade será realizada no Palco Principal do Theatro José de Alencar, a partir das 19h30 durante a apresentação da Série Concerto Oficial, que marca a estreia mundial da peça “Concerto para contrabaixo, cordas e percussão”. A obra é do compositor e maestro Arthur Barbosa, regente titular e membro da direção artística da Orcec. A entrada é gratuita.
O contrabaixista e professor Marcos Machado aceitou o desafio de estrear a peça e é o solista convidado da Série Concerto Oficial. Doutor em música pela University of Illinois Urbana-Champaign, Machado reside nos Estados Unidos há 15 anos, onde é professor de contrabaixo erudito e jazz na University of Southern Mississippi, primeiro contrabaixo da Meridian Symphony Orchestra e membro da USM Jazz Quartet. Já a percussão ficará a cargo do músico Paulo Zorzetto.
A Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho é uma ação da Associação Artística de Concertos do Ceará (AACC), com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult). Nesta Série, conta ainda com o apoio do Theatro José de Alencar.
Fonte: Assessoria de imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário