Georg Friedrich Kersting (Mulher Bordando) |
O que é a vida senão um mundo entre quatro paredes? Quer seja o mundo da riqueza ou da pobreza. Essa extrema intimidade e motivo de solidão e isolamento é o leitmotiv da exposição "O Mundo da Arte sobre quartos com vista no século 19", no Metropolitan Museum, em Nova York.
"Quartos com uma vista", com curadoria de Sabine Rewald, apresentam pinturas e desenhos de 42 artistas europeus que enfocaram esses espaços interiores tendo janelas como centro.
A revista New Yorker apresenta os mais ilustres trabalhos, dentre alguns que não foram considerados muito bons. Entre os melhores inclui os de Caspar David Friedrich. Além de dois de seus desenhos, faz parte da exposição a sua pintura "Mulher na Janela".
Uma referência a um artista pouco conhecido é Georg Friedrich Kersting, com a pintura acima "Mulher Bordando". Amigo e influenciado por Casper, Kersting optou pela técnica de não fazer rostos de frente (ainda que refletido no espelho), mas nem assim deixa de lado a individualidade da mulher retratada, de modo que, mesmo com as diferenças de séculos e a mudança de estilos, esteja fortemente presente no nosso espírito.
Kersting veio de uma família grande e pobre de Güstrow, na Alemanha. Filho de vidraceiro, encerrou a vida já casado, pai de quatro filhos e artista-chefe da fabricante de porcelana em Meissen Biedermeier. Uma homenagem tardia, mas oportuna quando se reúne aves raras da arte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário