Pesquisar este blog

Olá

Muito me alegra pela sua visita. É um blog pretensioso, mas também informativo

segunda-feira, 30 de abril de 2012

V Mostra Petrucio Maia acontece em quatro bairros de Fortaleza

Fortaleza se prepara para um grande encontro entre compositores, cantores, instrumentistas e grupos musicais com o público da cidade. O mês de maio chega trazendo a quinta edição da Mostra de Música Petrúcio Maia, promovida pela Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) e pela Associação dos Produtores de Cultura do Ceará (Prodisc). O evento congrega 40 artistas/bandas, selecionados via edital público, representando um olhar sobre a atual produção musical da capital cearense, em toda a sua diversidade de estéticas, formações e propostas.
A Mostra, que este ano acontece em quatro bairros de Fortaleza, um a cada final de semana, terá início dia 11 de maio. Para melhor produção e divulgação do evento, a organização da Mostra optou por transferir os shows que serão realizados no Shopping Solidário Bom Mix, e abririam a Mostra nos dias 4 e 5 de maio, para os dias 1 e 2 de junho, no mesmo local. Os shows deste polo congregam as bandas de rock selecionadas para a Mostra Petrúcio Maia.



As demais datas e os demais polos permanecem sem alterações. Dias 11 e 12 de maio, no CUCA Che Guevara, na Barra do Ceará, a programação privilegia o rap e o hip-hop, além de incursionar pelo reggae e pela música eletrônica. Nos dias 19 e 20 de maio, a música instrumental ganha destaque no Passeio Público, Centro de Fortaleza, confirmando a vocação do espaço para a exibição de nossos grandes instrumentistas, como vem acontecendo nos últimos anos, através dos shows promovidos pela Secultfor todos os sábados ao meio-dia. Por fim, nos dias 25 e 26, no calçadão da Praia de Iracema, nas proximidades do Estoril, um mix de estilos e vozes se encarrega de encerrar o evento em grande estilo, acolhendo cantores, compositores e grupos representantes de nossa diversidade musical.



A V Mostra de Música de Fortaleza Petrúcio Maia serve de seletiva local para a programação da Feira da Música, a se realizar em agosto, e tem por objetivo principal dar mais visibilidade à produção autoral e independente de músicos, intérpretes e bandas atuantes em Fortaleza. Bem como aproximar mais a população de seus próprios artistas, exercitando o direito à cultura e à cidade, em uma relação mediada por apresentações musicais em espaços públicos.



Além de passar de dois para quatro polos, a Mostra Petrúcio Maia também amplia este ano o número de artistas/grupos selecionados, de 30 para 40 (10 a cada pólo, sendo cinco shows por dia, sempre aos sábados e domingos). A Comissão de Seleção para o evento, encarregada de apontar os participantes, entre os 181 inscritos para a Mostra, foi formada por Nelson Augusto (jornalista, radialista, crítico musical e apresentador de programas sobre música cearense), Heriberto Porto (flautista, arranjador, diretor musical, produtor musical, integrante dos grupos Syntagma e Marimbanda e professor do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará - UECE), Marcos Sampaio (jornalista, crítico musical e repórter de Cultura do jornal O Povo), Dalwton Moura (jornalista, crítico musical e coordenador de Políticas para a Música da Secultfor, como representante da Secretaria) e Alejandro Vargas (produtor musical, como representante da Prodisc). De acordo com o regulamento da Mostra, a Comissão de Seleção levou em conta os critérios de qualidade artística, originalidade, conteúdo literário (letras), melodia e histórico dos artistas/grupos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário