Pesquisar este blog

Olá

Muito me alegra pela sua visita. É um blog pretensioso, mas também informativo

terça-feira, 1 de maio de 2012

O trabalho do beija flor, entre a beleza das alturas e a feiura terrestre


Maio é o mês que o céu fica mais bonito. Essa é uma das frases que ouvi há muito tempo, passei a admitir, depois a negar e, por fim, a ser indiferente. Retomo, há uma grande coincidência: hoje está mais bonito. Em tempos quando há poucas chuvas, pelo dia, o celeste firmamento  é sempre muito intenso, as nuvens realçam a brancura. À noite, a admiração das estrelas não é menos encantadora. As estrelas parecem brilhar mais, principalmente quando a gente se encontra num lugar com parca ou nenhuma energia elétrica. Na maior parte de nossa vígilia, no entanto, está tudo azul lá em cima. Daí que vem uma reflexão, os homens foram concebidos para contemplar os astros, numa demonstração do imenso poder do criador ou esses existem para a admiração humana, ser mais querido, pois dotado de consciência e alma?
Não obstante todas as indagações que o período do ano nos suscita, o certo é há beleza nas alturas, enquanto que aqui embaixo não apenas  a feiura nos cerca, como a própria capacidade de uso da inteligência humana para a auto destruição e para aviltante convivência social. Síria e a destruição dos últimos povos que falam aramaico, a língua de Jesus Cristo, Sarkozi e seu pacto com Gadaffi, que depois iniciou o bombadeiro com a autorização de Obama, Cia e marines  que enlamam a glória norte americana com prostitutas da Colômbia e do Brasil, respectivamente, a ética e a moral furadas de Demóstenes Torres, o poder do contraventor Cachoeira, a grande epidemia que grassa o Ceará, mais de 800 homicídios nos quatro primeiro meses do ano (sendo boa parte tendo como vítimas adolescentes)... Precisa falar mais?
É claro que temos que manter a esperança, contemplar o lado bom da vida, enaltecer aqueles que constróem o dia de hoje e do amanhã com a poesia, com os sentimentos mais puros, e com a valentia dos heróis. Como disse para uma imaginária amiga minha, vou continuar neste blog fazendo o trabalho do beija flor: beijando a flor, não importando se esta se sente ou não beijada. Feliz mês mariano.

3 comentários: