Pesquisar este blog

Olá

Muito me alegra pela sua visita. É um blog pretensioso, mas também informativo

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

AlgunsDias, de Antônio Duarte, é a fotografia depurada como os bons e velhos vinhos



Por alguns dias, o fotógrafo Antônio Duarte esteve conosco no Diário do Nordeste. No começo deste semestre, atuou como um legítimo repórter fotográfico, onde a diversidade dos temas tanto é rica quanto impactante mesmo para o mais experiente profissional. Pois variam desde gestos banais como caminhar pela calçada, embarcar no ônibus, enquanto uma poça d'água impede a travessia de um lado para outro da calçada até o coletivo, à foto pousada do artista, a mesa requintada, ou as emoções alegres de uma disputa esportiva ou o drama de quem morre.
Toda essa matéria prima coletada, especialmente, em julho deste ano, foi postada no Youtube, e  resultou não somente por marcar presença da sua passagem pelo periódico. Trata-se, na minha opinião, da valorização do corriqueiro e o registro histórico de instantes que poderiam ser tratados com desdém, mesmo quando envolve algo extremamente grave. Reparem numa fotografia em que uma pessoa registra pela câmara do telefone celular uma imagem de corpo caído no chão.
Antônio Duarte é culto e sendo profissional experiente foi seduzido pelas novas tecnologias e técnicas da fotografia. Contudo, destaco especialmente o seu interesse pelo estudo. Quando tudo concorre para nos oferecer verdadeiras aulas de fotojornalismo, ele busca o aprendizado cotidiano. E aí está um belo resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário