Livingston Johns (1972) |
Hoje é um dia de derramamento de lágrimas e de grande pesar para os moradores de Nova York. Em 11 de setembro de 2001, ocorria o maior atentado terrorista da história. Somente no ataque ao World Trade Center, houve 2.749 mortos, mas os custos para a década em torno do terror podem ser contabilizados em muito mais do que em milhares de mortos e trilhões de dólares, gastos em guerras contínuas no Afeganistão e no Iraque, além do investimento na segurança interna dos Estados Unidos.
Muito além do sofrimento, a revista New Yorker preparou na semana passada uma coletânea nostálgica de fotografias da área onde antes se instalaram as Torres Gêmeas, com fotos, dentre outros, de Adolph Wittenman (1886), Robert L. Bracklow (1900), Berenice Abbott (1936) e Jack Delano (1941).
Não obstante aquelas que marcaram a dor, o sofrimento e o desespero dos mortos, o destaque da revista foram para as fotografias em preto e branco, que mostram uma metrópole avançando no tempo, com expressões banais do cotidiano. As imagens foram recolhidas de vários arquivos históricos de Nova York. Acima, uma vista aérea do WTC em construção. A coletânea pode ser acessada pelo link: http://www.newyorker.com/online/blogs/photobooth/2011/09/before-the-world-trade-center.html#ixzz1XeDHDjtE
Nenhum comentário:
Postar um comentário