Quadro de Aldemir Martins |
Está aberta ao público, no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará, mostra de pintura, xilogravura e cerâmica de artistas cearenses. Dentro das atividades, foram prestadas homenagens para fundadores e pioneiros, que ajudaram a construir uma história de 50 anos preservando e difundindo a arte cearense e nordestina. Ao todo, foram lembrados 17 pintores, como Estrigas, Nice Firmeza, Sérgio Lima, Sérvulo Esmeraldo, Descartes Gadelha, Heloisa Juaçaba e Nearco Araujo.
Outros dez artistas plásticos recebem homenagens in memoriam: Aldemir Martins, Antonio Bandeira, Barrica, Floriano Teixeira, Chico da Silva, Barbosa Leite, José Fernandes, J. Figueiredo, Jean Pierre Chabloz e Zenon Barreto. O evento é aberto a toda a comunidade e faz parte das comemorações dos 50 anos do MAUC, que fica na Avenida da Universidade, nº 2854 - Campus do Benfica.
A exposição comemorativa dos 50 anos do Museu prossegue aberta até 11 de novembro. A mostra traça a trajetória do MAUC desde a fase pré-museu, de 1957 a 1960, passando pela evolução do acervo, a formação das coleções e mudanças na estrutura física do prédio. Na formação do Museu, o primeiro lote de trabalhos adquiridos foi o de arte popular do Ceará – xilogravuras e peças em barro e madeira –, por volta de 1958.
Fonte: Prof. Pedro Eymar, Diretor do MAUC - (fone: 85 3366 7481 / 3366 7482)
Nenhum comentário:
Postar um comentário