Pesquisar este blog

Olá

Muito me alegra pela sua visita. É um blog pretensioso, mas também informativo

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Contra a tristeza, a arte sublime dos grandes mestres



Com esta última parte da Nona, encerro as minhas celebrações pelo primeiro ano do blog Sobrearte. Na primeira postagem, as cenas são do filme Minha Amada Imortal (Beloved Inmortal), de 1994, direção de Bernard Rose, com Gary Oldman interpretando Ludwig Von Beethoven. Nas duas últimas, tratam-se das apresentações da orquestra e coro de Leipziger, com regência de Riccardo Cheilly. A exibição aconteceu em 30 de dezembro de 2009 e foi transmitida pela televisão alemã.
Pessoalmente, fico feliz em compartilhar manifestações tão relevantes para a arte e para o desenvolvimento do espírito humano. Durante um ano em que me dediquei ao Sobrearte, passei por momentos de querer desistir. Afinal, não se reduzia apenas a um mecanismo de copiar e colar obras da internet. Eu precisava de ter  tempo para me dedicar às pesquisas. Ler muito.
Também me desmotivavam, no início, o baixo número de acessos, o pouco comentário ou até a indiferença dos amigos. Levei algum tempo para entender que a iniciativa poderia estar sendo confundida com um gesto esnobe e exclusivista. Afinal, quem hoje se interessaria  por Kant, Rossini, Klint...apenas para citar alguns nomes? No entanto, aprendi com uma amiga em postar somente aquilo que eu gostasse. Essa foi a primeira injeção de ânimo para não sucumbir, porque quando estava triste recorria à arte ou à expressão cultural de bom gosto. Se essas me faziam bem, então deveriam fazer bem para outras pessoas.
Bom, aqui continuamos. Não sei o que poderei dizer em setembro do próximo ano.

Um comentário:

  1. Olá Marcus

    Começo por dizer que aprecio muito o seu Blog. Revejo-me no seu gosto pela poesia, literatura, arte, enfim, tudo o que me preenche e dá prazer.
    Sou curiosa, gosto de aprender e passo muito do meu tempo livre a pesquisar. Hoje, desde que se queira e se goste, temos o mundo dentro de casa e janelas infinitas por abrir.
    Não desista do seu blog, pretendo continuar a segui-lo e participar, se lhe agradar, partilhar ideias e algum conhecimento (não tenho muito mas dá para o gasto) porque também eu não compreendo a razão pela qual a maioria das pessoas não participa nos blogues que seguem.
    Criei um blog (poesia...é música poesiamariajb.blogspot.com) recentemente onde irei publicar alguns "poemas" da minha autoria e outros de grandes Poetas que há por este mundo fora. Gostaria que o visitasse. Penso dedicar-me sempre que possível ao Blog que é meu e de todos os amigos que o visitem, esperando que participem porque é isso que dá motivação.
    Até breve
    Maria JB

    ResponderExcluir