Pesquisar este blog

Olá

Muito me alegra pela sua visita. É um blog pretensioso, mas também informativo

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Exposição "Memórias e Histórias nos Caminhos de Ferro" será aberta hoje

A ferrovia e as pessoas que nela trabalham ou trabalharam têm sido tema recorrente de inspiração de pesquisas acadêmicas, livros, longas e curtas vídeo- documentários produzidos no Ceará nos últimos anos. Também a partir do séc. XIX a história socioeconômica do Ceará se confunde com a história da implantação da ferrovia, e tão vastos quanto os trilhos são os temas a eles relacionados, considerando o elemento humano como intercessor fundamental. Assim, a ferrovia possibilita leituras multifacetadas, além de fortalecer a história corporativa. Assim a ferrovia foi e é, sobretudo, local de trabalho, de sociabilidade e de histórias de vida.    Foi neste sentido que o Crea-CE teve a ideia de realizar a exposição fotográfica "Memórias e Histórias nos Caminhos de Ferro do Ceará", que será aberta às 19h30min de hoje, no Centro Cultural do Crea-CE, que funciona na cobertura da sede da autarquia, na Rua Castro e Silva, 81, Centro.
    A exposição tem a assessoria cultural do Crea-CE de Silvana Figueirêdo e a curadoria de José Hamilton Pereira (engenheiro aposentado pela RFFSA, membro da direção da Associação dos Engenheiros da Rede Viação Cearense - AERVC e diretor do Museu do Trem) e Túlio de Souza Muniz (jornalista, historiador com graduação e mestrado pela UFC e doutor pela Universidade de Coimbra, Portugal).
    Na noite da abertura da exposição será exibido o documentário "O Último Apito", com 1h30min de duração e idealizado por Aderbal Nogueira, que traz depoimentos de personagens ligados da história da ferrovia no Estado do Ceará.




Maiores Informações:
Mozarly Almeida
Assessora de Imprensa do Crea/CE
9619.2181

Nenhum comentário:

Postar um comentário