É do mundo exterior que o conhecimento precisa vir a nós, pela leitura, audição e contemplação. Wendy Beckett
Pesquisar este blog
Olá
Muito me alegra pela sua visita. É um blog pretensioso, mas também informativo
quinta-feira, 27 de outubro de 2011
Cassat pinta cenas domésticas sem sentimentalismos
Mary Cassatt Stevenson (1844 -1926) foi um pintora americana e gravurista. Ela viveu boa parte de sua vida adulta na França, onde fez amizade com artistas impressionistas, sobretudo. Edgar Degas
Sua pintura se baseia em cenas do cotidiano, destacando o tema "mãe e filho", pintado no final da década de 1870. Para o crítico Joris-Karl Huysmans, não tinha o sentimentalismo que tão frequentemente afetava não somente os pintores ingleses como a própria temática escolhida.
Ele considerava o caráter vivaz e charmoso dado às crianças, que aparecem em várias telas, tais como Mãe Banhando Filho, Passeio de Barco, Após o banho, etc.
Cassatt nasceu em Allegheny City, Pennsilvania. Ela nasceu em circunstâncias favoráveis: o pai dela, Robert Simpson Cassat (mais tarde Cassatt), era um corretor de ações bem sucedidas e especulador de terras, e sua mãe, Katherine Kelso Johnston, veio de uma família de banqueiros. Cassatt era um primo distante do artista Robert Henri.Cassatt foi um dos sete filhos, dois dos quais morreram na infância. Sua família mudou-se para o leste, primeiro a Lancaster, Pennsilvania, em seguida, para a área de Filadélfia, onde começou a escolarização aos seis anos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário