Pesquisar este blog

Olá

Muito me alegra pela sua visita. É um blog pretensioso, mas também informativo

sábado, 29 de outubro de 2011

Reverência à Monarquia é maior do que à República em Fortaleza



Quem primeiro, pelo menos até onde eu sei, que percebeu essa realidade foi o jornalista Frederico Fontenele Farias: Em Fortaleza, há mais reverência aos personagens da Monarquia do que da República. Isso pode ser verificado nos nomes de praças, avenidas e monumentos das principais áreas de Fortaleza, tais como praça Pedro II, em frente à Catedral Metropolitana de Fortaleza, Avenida do Imperador, Rua Princesa Isabel, Dona Leopoldina, todas no Centro. Enquanto isso, a República tem, num dos raros lampejos de referência, a Rua Marechal Deodoro, onde fica a sede da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb), no Benfica, que no passado foi chamada de Rua da Cachorra Magra.
A transição da monarquia para a República foi sem traumas, ódios e sem derrubadas de estátuas, a exemplo do que aconteceu com os monumentos a Lenin e Stalin, na Rússia, ou a memorável queda da escultura de Sadam, por força da invasão no Iraque. A explicação plausível é que a nossa mudança de regime não representou numa alteração do sistema capitalista e, por conseguinte, na mudança de status das classes sociais. Os pobres continuaram pobres e os ricos até mais ricos.
É sabido que os primeiros presidentes brasileiros, os marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto eram devedores da remanescdente aristrocracia portuguesa. Por isso, não houve nenhuma perseguição ao imperador deposto. Ao contrário, as homenagens se espalharam por quase todo o Brasil.
Essa estátua é do artista Auguste Maillard, sendo fundida em Paris, por H. Gonot. Foi inaugurada em 1913 e tornou-se a terceira erigida na Capital. Está localizada na praça que leva o mesmo nome, ao lado dos principais equipamentos históricos, como a Sé, O quartel da 10ª Região Militar (onde também abriga o forte de Nossa Senhora da Assunção, que deu origem a Fortaleza) e a os prédios antigos da Avenida Conde d'Eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário