Pesquisar este blog

Olá

Muito me alegra pela sua visita. É um blog pretensioso, mas também informativo

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Festival de Teatro de Fortaleza vai a praças, escolas e CRAS


Prossegue, até o dia 16,  o VII Festival de Teatro de Fortaleza – A Cidade como Palco, realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secultfor. Até o encerramento se apresentam 30 grupos locais segmentados em espetáculos Adulto e Infanto Juvenil, Teatro Infantil, Teatro de Rua e Contação de História. Além das paredes dos teatros, essas mostras chegam aos mais diversos bairros e espaços da cidade, incluindo praças e escolas públicas, Centros Municipais de Referência e Assistência Social (CRAS).
 
As apresentações nas praças vêm suprir a ausência de manifestações artísticas detectada na pesquisa feita pelo programa Fortaleza Sem Miséria, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, que mapeou os bairros com menor Índice de Desenvolvimento Urbano (IDH) na capital. Assim, a programação do VII FTF inclui apresentações dos grupos Teruá, Bagaceira e da Companhia de Teatro Reiventar, respectivamente, nas praças da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, do Porangabussu e da Gentilândia.
 
O FTF também chega também às escolas na sua sétima edição. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), três mil alunos da rede pública municipal de ensino recebem os artistas em sala de aula para a Atividade Artístico Educativa, em que esses fazem a “desmontagem” do espetáculo, falam sobre o processo de criação, elementos cênicos e as experiências no teatro, para depois conferir de perto os espetáculos. Ao retornarem às salas de aula, os alunos debatem sobre o que viram com os artistas convidados e ainda produzem trabalhos dos mais diversos gêneros, que serão expostos de 03 de novembro a 03 de dezembro na Galeria Antônio Bandeira, do Centro de Referência do Professor.
 
“A ideia é que os estudantes visitem e se vejam na exposição, promovendo assim, não só o intercâmbio entre artistas e essas crianças, mas estreitando o diálogo entre teatro, educação e arte”, explica a coordenadora de Teatro da Secultfor, Herê Aquino.
 
Contemplando ainda os bairros com menor Índice de Desenvolvimento Urbano (IDH) da cidade, cinco oficinas acontecem nos Centros Municipais de Referência e Assistência Social (CRAS) e no Teatro da Bela Vista. Em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), o festival atende aos alunos da rede ProJovem, de 14 a 29 anos. No caso, foram selecionados os CRAS em que já são desenvolvidas atividades culturais, como o do Quintino Cunha, que já possui um grupo de teatro e, por isso, recebe oficina em nível mais avançado.
 
“Técnica vocal para voz cantada e falada” é a oficina ministrada por Ângela Moura no CRAS do Quintino Cunha. No CRAS Bom Jardim, “O fluxo do Improviso” é o tema trabalhado por Rebeka Lúcio. No CRAS João Paulo II, Brino Correio ensina sobre “Preparação Corporal” e, no CRAS Barra do Ceará, Tomaz de Aquino alia teoria e prática em “Introdução à Mímica”. No Teatro da Bela Vista o artista Cláudio Ivo revela a arte de “Mateus, o palhaço nordestino”. As oficinas acontecem de 10 a 15 de outubro, de 8h às 12h, com pausa no dia 12 por conta do feriado. A carga horária é de 20 horas.

Fonte: Secultfor

Nenhum comentário:

Postar um comentário