É do mundo exterior que o conhecimento precisa vir a nós, pela leitura, audição e contemplação. Wendy Beckett
Pesquisar este blog
Olá
Muito me alegra pela sua visita. É um blog pretensioso, mas também informativo
sábado, 3 de dezembro de 2011
Alex Costa se destaca em 2011 com Respeitem à Educação
Minha homenagem chega tarde e, relativamente, um tanto cedo porque 2011 não acabou. No entanto, considero essa fotografia como a mais expressiva publicada no jornalismo impressso cearense este ano, quando foi capa do Diário do Nordeste em 30 de setembro passado. Trata-se do confronto entre professores e policiais militares, durante ocupação na Assembleia Legislativa do Ceará.
Alex Costa, com 14 anos de profissão, está muito próximo à cena. Ele não usa teleobjetiva, revelando várias leituras do confronto entre trabalhadores da educação e policiais, com os rostos de revolta, a determinação em se reprimir o movimento e o eloquente sangue, valor somente menos caro do que a morte nos atos de heroismo.
Ele conta que a grande dificuldade foi se aproximar para fotografar, uma vez que a repressão teve uso de gás pimenta. "Tanto eu quanto meu colega, o Rodrigo Carvalho, tínhamos dificuldade de fotografar com os olhos ardendo. Tínhamos que usar pano no rosto, mas a sensação era extremamente desconfortável", conta.
O confronto aconteceu em decorrência da luta dos docentes estaduais de ensino para o nivel médio pelo reajuste para R$ 1.187. O objetivo era lutar pela equiparação salarial ao piso nacional. O movimento rendeu ainda greve de fome, envolvendo três professores, e uma prolongada greve. No mês passado, uma nova reunião deliberou pelo não retorno do movimento paredista, apesar de que a maioria tenha concordado que os pleitos não foram atendidos.
Marcadores:
Ceará,
Fotografia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário