Pesquisar este blog

Olá

Muito me alegra pela sua visita. É um blog pretensioso, mas também informativo

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O "boom" da comunicação de baixo custo e de enormes resultados


Há alguns dias venho dividindo minhas atenções com o blog Sobrearte e com o site www.marcuspeixotojornalismo.webnode.com.br.
Ambos têm merecidos mimo e acuidade, sem descuidar das minhas atividades profissionais, como jornalista e assessor de imprensa. O fato para que disponha de tamanha disposição e interesse é que a web foi um facilitador para a comunicação gratuita ou de baixo custo. Isso nos permite o deleite e capacidade para mostrar práticas comerciais inteligentes de manter espaço na mídia. Tudo sem perder o prazer e nem desprender muito esforço ou tempo.
O Sobrearte surgiu porque gosto de poesia, pintura, escultura, filosofia e todo tema que desenvolva uma expressão culturamente subliminar. Como isso aconteceu? Na verdade, surgiu há muito tempo, quando em tenra (desculpe-me, leitor, o termo não faz parte da linguagem moderna) idade me tornei um leitor voraz, mas se tornou um impulso agudo com essa onda de rede social, que tendo ou não conteúdo se corre grande risco de se ficar falando, e até gritando, como fazem muitos, sozinho. Ou seja, é muito provável que quase ninguém leia o que você escreve. Essa é uma questão que antecede todas as outras. Aliás, e aqui não vai nenhuma crítica, muitos podem até dar mais importância à informação de que se "vai cortar o cabelo" do que a "Mostra reúne artistas populares do Ceará". Daí que preferi, da forma como entendo expressão de qualidade da informação, divulgar assuntos da arte e da cultura.
Já o site foi resultado da descoberta de que se pode viabilizar uma nova ferramenta de comunicação, que tenha retorno para o comunicador e o usuário. Isso é uma invenção da internet e da inteligência humana. Através de blogs e site gratuitos, manter links com os produtos e serviços há um custo reduzido que entra na conta do anunciante. No entanto, essa outra faceta não se reduz ao aproveitamento da mídia eletrônica. Resulta de todo o conjunto da experiência intelectual que deve ser útil para quem busca um serviço profissional de jornalismo e assessoria de imprensa. Daí a necessidade da métrica, de se ponderar bem o que se propõe e o que resultará dessas ações.
Mas para que escrever ou divulgar esses assuntos, produtos e serviços se há uma tendência de se recorrer ao trivial? Como escrevi, é uma questão que antecede todas as outras. No entanto, O raciocínio brandamente nos fala que o desenvolvimento individual e social aponta para a consequência. O perfil do empreendedor se relaciona como se posiciona perante os meios de comunicação social e, desse modo, garantir a melhor qualificação do mercado. Claro, que as grandes mídias, jornal impresso e televisão, são os veículos de grande massa e que detêm os maiores faturamentos de publicidade, respectivamente. Mas tudo é uma questão se pesar ação e resultado. Ou ainda, avaliar custo e benefício.
Na verdade, a grande aposta é o ser e a família humana unidos por ideais que impliquem em bem estar e o direito ao banquete da vida. Isso se consegue, sobretudo, pelo compromisso moral, intelectual e solidário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário