Pesquisar este blog

Olá

Muito me alegra pela sua visita. É um blog pretensioso, mas também informativo

sábado, 10 de dezembro de 2011

Gypsy Rose Lee inventou o striptease norte-americano



Uma das mulheres mais bonitas do cinema de todos os tempos, Gypsy Rose Lee (1914-1970) é considerada a inventora do striptease norte-americano. Porém, não há nada de sexo sujo ou supeficial como as danças que são apresentadas nos dias de hoje. Aqui se nota claramente suas deficiências como dançarina e cantora. No lugar dessas qualidades, há uma presumida sensualidade e um humor, que se adequavam à moral da época.
Aliás, vale lembrar que os meados da década de 1940 eram da eclosão da II Guerra Mundial. Na Europa e nos Estados Unidos, experimentavam-se o fluxo e o refluxo da permissividade, que se expressavam na literatura, no cinema e na dança. Não foi à toa que o The Times se antecipava a essa época, em 1930, e declarava: "A degradação moral é o prelúdio da queda".
Rose Lee, também conhecida por Rose Louise Hovick/Louise Hovick, foi atriz de filmes, teatro burlesco e escritora, escreveu em homenagem a sua mãe, a peça musical e filme "Gypsy".
Em 1941, Gypsy Rose Lee escreveu um livro de suspense chamado "The G-String Murders" que se transformou em filme em 1943, "Lady of Burlesque", estrelado por Barbara Stanwyck. Seu segundo livro, "Mother Finds a Body", foi publicado em 1942.
Enquanto trabalhava no Minsky's, Gypsy Rose Lee teve uma vida amorosa intensa, com diversos parceiros. Em Hollywood, ela se casou com Arnold "Bob" Mizzy em 1937 por insistência do estúdio, o casamento acabou em 1941. Gypsy naquela época estava apaixonada por Michael Todd, e em 1942 numa tentativa de provocar ciúmes, ela se casou com William Alexander Kirkland. Se divorciaram em 1944 e tiveram um filho. Gypsy Lee foi casada ainda por uma terceira vez em 1948 com Julio de Diego, mas também se divorciaram. Também teve um caso público com o escritor Carson McCullers.
Em 1969, foi diagnosticado câncer nos pulmões pelos médicos. Ela fundou uma das primeiras instituições dedicadas a cães chineses nos EUA, que foi vendida após sua morte para Ida Garrett e Deborah Woods.

Nenhum comentário:

Postar um comentário