Pesquisar este blog

Olá

Muito me alegra pela sua visita. É um blog pretensioso, mas também informativo

domingo, 11 de dezembro de 2011

Circo mantém seu encantamento atravessando décadas e séculos



O encanto do circo é um dos temas de fotografias que a revista New Yorker exibe esta semana. O deleite que é pago, mas com a certeza de que se sairá feliz, é uma das verdades que Ernest Hermingway mantinha como um credo. Daí que o tempo passa, mas a velha fórmula é mantida: palhaços, acobratas, elefantes e macacos.
Da imagem antiga do picadeiro retratada por Charles Chaplin, em o Circo, até as exibições sofisticadas do Cirque du Soleil, não há como não se divertir na magia e no magnestismo que esse entretenimento nos oferece e bem que causa a nossa alma.
Nesta foto, de Sverre Braathen, há uma imagem inocente de crianças do meio oeste do Estados Unidos e macacos numa brincadeira de bicicleta. O fotógrafo era um fã de circo que regularmente, ao longo da vida, ocupou-se em acompanhá-lo nas décadas de 1940 e 1950.
O mais interessante nessa imagem é a espontaneidade inerente das crianças. Não se sabe se são meninos que acompanham a troupe ou típicamente nativos de ascendentes tipicamente eslavos do meio oeste. A expressão é natural e, claro, muito engraçada vendo os animais se exibindo como ciclistas nos seus momentos de lazer.

Leia mais http://www.newyorker.com/online/blogs/photobooth/2011/12 # ixzz1gBqmQWjK

Nenhum comentário:

Postar um comentário