Pesquisar este blog

Olá

Muito me alegra pela sua visita. É um blog pretensioso, mas também informativo

sábado, 10 de março de 2012

América do Sul vai às compras no mercado internacional de armas (final)


Há povos que são como os animais. Os latinos, por exemplo, assemelham-se às raposas. Por não serem providos de força superior, usam ardis para capturar suas presas. Chegam a fingir mortas. São assim os italianos, espanhois, franceses e os portugueses, e as pessoas de suas antigas colônias. Já os anglo saxônicos, não. Como são muito fortes, os norte-americanos, ingleses e alemães não precisam de simulações e fingimentos. Usam a robustez para se sobrepor na cadeia alimentar. Esses são os leões.
Essa introdução é para dizer porque o general Figueiredo, então chefe do Comando Militar da Amazônia (hoje na reserva), dizia que uma das formas de se defender dos ataques de uma força de maior vigor seria as forças terrestres adotarem a estratégia da guerra de guerrilhas. Deu certo no Vietnã, na Baía dos Porcos, em Cuba, porque incita o patriotismo e faz com que a população em número bem maior subjulgue o invasor.
Ele chegou a lembrar o Iraque, fazendo algumas comparações na reportagem Fronteiras Ameaçadas, publicada pelo Diário do Nordeste em 2004. Os ataques terroristas resultaram em caos e não há como dizer que o desfecho da guerra foi positivo para os iraquianos.
O fato é que a guerrilha, tão apregoada pelo PC do B, que chegou a adotá-la no Araguaia durante os Anos de Chumbo, é vista como uma forma rudimentar e desesperada e não está à altura do aparato tecnológico que os países detêm, formados por raposas e leões. O Brasil tem que se armar. Tem que investir em planejamento para longo prazo e, sobretudo, a curto prazo, como é o caso da aviação.
Mas aqui há uma polêmica. Quais os aviões mais confiáveis, os da Boeing dos Leões, os mesmos que rejeitaram as aeronaves da Embraer, ou as raposas dos Rafalis franceses, que produzem gente com o mesmo tecido de Jérome Valcker, que esnoba, insulta e pensa que tudo se resolve com um ardiloso e arrependido pedido de desculpas?
O deputado federal Chico Lopes, do PC do B, conversando, ontem, comigo na Praia do Futuro, durante o aniversário do secretário João Ricardo do Procon, acredita ainda que a opção mais viável são os caças franceses, porque há um compromisso de transferência de tecnologia. Entende que o Ministro da Defesa deveria ser o Aldo Rebelo, porque o partido sempre apoiaria as forças armadas mais fortes e com maior investimento em pesquisa. Ele defende melhores soldos. "Sabe quanto ganha um general com um céu e todas as estrelas em cada ombro?" Indagou-me. "Ganha R$ 15 mil Esse é o Exército mais barato do mundo", afirmou o parlamentar. Por tanto, entende que não se deveria economizar dinheiro para se chegar aos fins em defesa da soberania nacional.
Concordo. Com relação aos caças, penso diferente. Acho que o obstáculo na compra dos aviões da Embraer era só o pretexto que faltava para o Brasil tender para os Rafalis. No livre mercado, a compra é para o fornecedor que vende o melhor produto e o mais barato. Se o Congresso Norte-americano é protecionista e está preocupado com o emprego dos seus nativos, por que os nossos políticos não passam a adotar igual conduta? Mas não. Estão preocupados com o caixa dois, com os mensalões, com a partilha de cargos ou então a presidente Dilma não terá a base aliada que tanto precisa. No caso dos franceses, quem garante que haverá tansferência de tecnologia? Vão criar cobras para poder picá-los? Vão nos aparelhar de tecnologia para que roubemos depois seus potenciais clientes? Prefiro acreditar nos leões. Os vários milhões de dólares que se ganhariam com a venda dos aviões brasileiros (com tecnologia norte americana) são uma economia de palitinhos, no âmbito da macro economia, comparada com o que se enconomizaria com os caríssimos produtos da Dassault e, vale à pena ressaltar, somente adquiridos até agora pela Índia.
Toda a América do Sul está indo às compras por armas e o mercado mais promissor são os EUA. Não devemos sentir melindres por isso. A Embraer continuará sendo uma empresa forte e não lhe faltará mercado. Não deixaremos de vender produtos de alta tecnologia, porque o Brasil se emepenhou para isso. Esse é o caso do agronegócio. O nosso país não esconde o know how de produzir grãos fartamente nos trópicos, graças as pesquisas da Embrapa, mas é aqui que temos terras, água e o clima tropical. Não vamos deixar de vender petróleo obtido em águas profundas. Esse manejo é totalmente made in Brazil e contamos com uma receita federal e um sistema eleitoral que nos destacam no mundo moderno.

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, como sempre você me dá verdadeiras aulas de história e humanismo. Mas existem pontos que concordamos e outros nem tanto. Por exemplo, é verdadeiro que sempre houve guerras e os povos beligerantes são oriundos até mesmo de conceitos darwinistas. Contudo, desde o advento do cinema e da televisão esses conflitos passaram a nos chocar mais porque acontecem em tempo real e sem atores e roteiristas para representar e escrever artisticamente a tragédia humana.
      Concordo que carreguei nas tintas quando não enalteci os valores latinos, embora ainda me doi muito as lembranças nas aulas de histórias sobre os massacres dos povos incas e a escravidão negra no Brasil.
      Concordo que os grandes poetas, os grandes pintores e - como gosto de sua sensibilidade também - são provenientes de nossa mesma cepa.
      Agora, tenho que discordar desse mundo que se vence pelas palavras, pela informação ... O mundo não é um encantador pomar como eu e você gostariamos que fosse.
      A motivação para a escrever tal comentário é sempre no caráter de uma uma força militar dissuasória. Isso tem que ser feito, de forma racional e com os melhores parceiros. Dei sugestões de um, que pode ser inteiramente descartado, porque a minha opinião é apenas minha opinião.
      Com os meus melhores cumprimentos pessoais,

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Às armas, às armas!
    Sobre a terra, sobre o mar,
    Às armas, às armas!
    Pela Pátria lutar
    Contra os canhões marchar, marchar!

    Que lindo hino é este o Português. Que herança bendita é esse pendor pelo lírico e, ao mesmo tempo, a bravura. E como os portugueses foram fortes. Expulsaram os holandeses do Nordeste e os franceses, do Rio de Janeiro.
    Sei que deve estar pensando: ele me vem com gentilezas para compensar quanto foi grosso. Não, é a pura verdade. Penso em retornar a Portugal e me embriagar de paixão pelas coisas do lugar: a comida, a bebida e até mesmo mau humor de alguns cidadãos de Lisboa. Também foi nos Correios que tive um momento de tensão com uma funcionária, que me lembrava a Margareth Tatcher. Para enviar um cartão postal para minha família dei algum dinheiro em euro e perguntei quanto seria o troco em centavos. Ela arregalou os olhos e disse feroz; "Não temos centavos. Temos cents". Eu me desculpei: Perdão, não sou daqui". E disse para mim mesmo: bruxa.
    Hoje, dou risadas. Mas é verdade que saudades tenho de Portugal.

    ResponderExcluir
  5. Acabei me esquecendo de falar do fado lá da Tavessa das Queimadas, o Café Luso. Fui tão saudosista,que acabei deixando de lado assuntos que você toca e me instinga a uma reflexão. Sim, assisti ao filme Missão, de Rolland Joffé, que trata da redução formada pelos padres da Companhia de Jesus. Havia um sentimento de partilha e o espírito da igreja primitiva, como se prega no Ato dos Apóstolos. A ideia dos jesuitas era formar uma nova civilização, que de tal modo, pela sua santidade e capacidade de vida igualitária, se refletiria como um espelho para outras sociedades. Tudo isso antecedia ao Manifesto Comunista, de Marx. A comunidade foi dizimada e os padres se martirizaram.
    Há beleza e selvageria nesta história.
    Eu havia prometido não falar mais de assuntos de defesa nacional, porque não sou um expert. Desde o dia que deixei de angariar a simpatia da esquerda e dos militares, desagradando ambos os lados, me transformei num livre pensador, mas nunca irresponsável, mas coerente com princípios justos de se viver humanamente. Aliás, Nelson Rodrigues dizia que o "patriotismo é o último refúgio dos canalhas". Apenas expresso minha opinião, que é apenas minha opinião.

    ResponderExcluir