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terça-feira, 20 de março de 2012

Editora brasileira adere ao projeto mundial Escritores do Bem

A editora do Bem vem mobilizando autores brasileiros para compor edições da primeira edição do projeto Escritores do Bem. A iniciativa é inspirada no Pay it Forward Day – surgido na Austrália, em 2007, alusivo ao livro Pay it Forward, de Catherine Ryan Hyde, e ao filme protagonizado por Kevin Spacey, Helen Hunt, James Caviezel e Haley J. Osment – A Corrente do Bem é um movimento da sociedade civil que tem a proposta de mobilizar as pessoas a incluir práticas e ações de gentileza no cotidiano. Associado ao movimento colaborativo A Corrente do Bem, o projeto Escritores do Bem visa incentivar autores nacionais a produzir textos literários inéditos sobre organizações não governamentais que atuam nos quatro cantos do Brasil. A proposta é que os escritores contem a história de ONGs por meio de personagens reais, gente que transforma positivamente a vida de milhares de brasileiros – adultos, idosos, jovens e crianças que vivem em situação de risco social. A Primavera Editorial é a primeira editora a apoiar a ação colaborativa e transformará os textos em um livro digital; a coletânea terá download gratuito e ficará disponível no site www.acorrentedobem.org. Entre os primeiros autores a integrar o projeto estão Léa Michaan, Núria Torrents, Gilberto Abrão, Márcio Kroehn, Bruno Chiarioni, Luis Eduardo Matta, Edna Bugni e Stella Kochen Susskind. Nessa iniciativa voluntária, os Escritores do Bem vão produzir textos de até sete mil caracteres que serão doados para A Corrente do Bem. Esses textos, por sua vez, se tornarão um importante conteúdo para o site do movimento – um portal de divulgação ampla sobre iniciativas do terceiro setor, uma forma de dar visibilidade a iniciativas de milhares de brasileiros que lutam para combater a miséria. De acordo com Leonardo Elói, idealizador do movimento no Brasil, no futuro, o portal A Corrente do Bem será um elo entre entidades não governamentais e voluntários de todo o Brasil: pessoas comuns interessadas em doar tempo, expertise e talento em prol de fazer o bem. “Trata-se de uma forma simples de atingir o propósito de transformar a cultura das pessoas em relação ao altruísmo, solidariedade e irmandade; uma iniciativa geradora de resultados”, afirma Elói. Para manter a transparência, as entidades e iniciativas que vão inspirar os textos serão selecionadas pelos próprios autores da Primavera Editorial. Segundo Lourdes Magalhães, presidente da Primavera Editorial, a proposta de transformar cada cidadão do planeta em agente da transformação sociocultural cativou toda a equipe da editora desde a primeira edição de A Corrente do Bem. “Estamos muito exultantes com a oportunidade de ampliar a participação da Primavera Editorial no movimento colaborativo. A proposta de engajar os autores em um projeto que une literatura e ação social está em sintonia com o que acreditamos ser a verdadeira democratização da leitura”, afirma Lourdes. Em 2011, a editora brasileira alinhada ao conceito de “butique de livros” doou 60 exemplares da obra Um chef sem segredos: receitas consagradas explicadas passo a passo, de Luiz Cintra para a ONG Banco de Alimentos. Os livros foram enviados às cozinheiras que atuam em entidades assistidas pela organização não governamental que, além das doações de alimentos, ministra workshops periódicos destinados a ensinar práticas de aproveitamento integral dos alimentos. A ação conjunta esteve inserida na proposta de inspirar atos de gentileza; como parte da disseminação do movimento, as cozinheiras receberam uma pequena carta, explicando a ação e solicitando que propagassem a ideia; que passassem adiante os atos de generosidade. A ONG Banco de Alimentos é pioneira no Brasil no conceito de colheita urbana, atuando com o desafio diário de “buscar onde sobra para levar onde falta”. A CORRENTE DO BEM Criado pelo australiano Blake Beattie, em 2007, o movimento Pay it Forward Day (A Corrente do Bem) tem como proposta motivar as pessoas a incluir práticas de gentileza e generosidade no cotidiano. Inspirado na obra Pay it Forward, de Catherine Ryan Hyde, a ação – que contou com a adesão de 250 mil pessoas em 2010 – chegou ao Brasil em 2011 com o desafio de mostrar que boas ações são simples, rápidas, divertidas e têm um enorme potencial de transformar a sociedade. Na prática, o impacto social de uma boa ação, de um gesto de carinho ou de uma gentileza gera um fator multiplicador de bem-estar social. Hoje, a iniciativa está presente em 38 países: Austrália, Brasil, Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, África do Sul, Inglaterra, Cingapura, México, Escócia, Irlanda, Itália, França, Fiji, Rússia, Índia, Holanda, Bélgica, Noruega, Argentina, Espanha, Turquia, Síria, Croácia, Bósnia, Herzegovina, Coreia do Sul, Porto Rico, Suécia, Costa Rica, Indonésia, El Salvador, Moçambique, Guatemala, Colômbia, Dinamarca, Georgia (Europa) e Áustria. Com a meta de inspirar mais de 3 milhões de atos de gentileza em todo o mundo, a edição 2011 de A Corrente do Bem teve por marco o dia 28 de abril – anualmente, a última quinta-feira do mês de abril – para uma mobilização global, em larga escala, em torno do chamado Pay it Forward Day (Dia Mundial da Boa Ação). Nessa data, milhares de pessoas confirmam a sua adesão, praticando um ato de gentileza, algo simples e desinteressado; a pessoa deve fazer um único pedido: o beneficiado pelo ato deve passar adiante a gentileza. Segundo Leonardo Elói, idealizador da realização do movimento no Brasil, “o propósito é transformar a cultura das pessoas em relação ao altruísmo, solidariedade e irmandade de uma forma simples, cool e geradora de resultado”. Membro da comunidade internacional TED e host do TEDxSudeste, Eloi é um dos idealizadores de A Corrente do Bem ao lado de Livia Hollerbach e Mariana Fonseca; Rogério Leão atua como um dos coordenadores. Em 2012, o Dia Mundial da Boa Ação será celebrado em 26 de abril e mobilizará ações em 38 países. PRIMAVERA EDITORIAL Alinhada ao conceito de “butique de livros”, a Primavera Editorial adota como proposta associar a leitura ao entretenimento e lazer qualificado – assim como o cinema, teatro e artes plásticas. Criada na primavera de 2008, a editora possui um catálogo peculiar, composto por obras de autores nacionais e estrangeiros que têm por linha mestra a produção de uma literatura moderna e de qualidade ímpar, que evoca hábitos e costumes de diferentes povos e épocas; uma literatura instigante e criativa, que se transforma em uma maneira lúdica e pouco convencional de entender melhor a influência das culturas na formação dos povos. O portfólio da editora é composto por títulos de FICÇÃO que oferecem aos leitores a possibilidade de viver emoções que não fazem parte do enredo cotidiano. No selo BIZ, o destaque recai para obras relevantes para a gestão de negócios e que oferecem aos leitores a possibilidade de inovar, repensar e alavancar resultados corporativos. O selo EDU – uma alusão à palavra inglesa education, associada à educação continuada – investe na publicação de obras de não ficção que oferecem aos leitores possibilidades de reflexão, aprendizado e aplicação de conceitos. Com o selo PSI, a Primavera Editorial lança obras técnicas que oferecem aos leitores das áreas de psicologia e psicanálise a possibilidade de crescimento, reflexão e aprendizado continuado. Fonte: assessoria de imprensa

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