Pesquisar este blog

Olá

Muito me alegra pela sua visita. É um blog pretensioso, mas também informativo

sexta-feira, 23 de março de 2012

Unilab já conta com alunos do Timor Leste

Ao todo, serão 69 alunos que virão de Timor Leste, país asiático
A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), com um campus instalado em Redenção, a 63 quilômetros de Fortaleza (CE), deverá contar com quase 300 alunos estrangeiros a partir de junho deste ano. A grande novidade é a participação de 69 jovens do Timor-Leste, entre 18 e 23 anos. Desde ontem, 43 estudantes daquele País já se encontram em Fortaleza, estando acolhidos no Centro de Formação Frei Humberto, no bairro de São João do Tauape.
Dentre os que chegaram na madrugada de ontem está o estudante Setembriano Patrício, de 20 anos. Ele veio ao Ceará para cursar Engenharia de Energia, e, por tanto, nutre grande expectativa de retornar ao seu País e dar uma guinada radical na sua vida, não apenas no plano econômico, como de prestar um serviço para sua comunidade.
“Tenho grandes esperança de um bom aprendizado e boas convivência. Acredito que meu interesse e a disponibilidade da Universidade se unirão para oferecer um curso de qualidade”, disse o estudante, que ressalta que precisará de tempo para se adaptar desde o fuso horário (com 12 horas de diferença) até alimentação e hábitos sociais.
A Unilab é uma instituição de ensino superior do governo brasileiro e tem como missão estabelecer convênios de cooperação com os países lusófonos para o desenvolvimento mútuo da educação superior. No caso do Timor-Leste, foi assinado um convênio de cooperação bilateral entre a Unilab e a Universidade Nacional de Timor Lorosa’e (Timor-Leste).
Em fevereiro o blog Sobrearte já havia  antecipado nesta nova demanda de alunos estrangeiros. A fonte foi o Ministério das Relações Exteriores, que chegou a estimar em 300 o total de estudantes de outros países falam o Portuguës.
Nos próximos dias, os timorenses irão regularizar os processos burocráticos de permanência no Brasil em órgãos federais e participar de passeios culturais para conhecer a capital do estado, Fortaleza. Eles chegam à Redenção na manhã do dia 26 de março para uma cerimônia de acolhida, com a presença de várias autoridades, inclusive do Embaixador do Timor-Leste no Brasil, Domingos de Sousa. O começo das aulas do grupo está previsto para o início do mês de abril. A Universidade oferece uma grade voltada para assuntos de primeira ordem em países em desenvolvimento como Angola, Moçambique, Cabo Verde e Guiné Bissau e, agora, Timor Leste, tais como Administração Pública, Agronomia, Ciências Humanas, Ciências e Matemática, Enfermagem, Engenharia de Energias e Letras. Os alunos fazem suas refeições e dormem no próprio campus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário