Pesquisar este blog

Olá

Muito me alegra pela sua visita. É um blog pretensioso, mas também informativo

segunda-feira, 26 de março de 2012

Arthur Barbosa estreia na regência da Orcec com “As Quatro Estações” de Vivaldi

Maestro Arthur Barbosa. Foto: Divulgação

O maestro Arthur Barbosa inicia, quarta-feira, seu trabalho como regente da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho (Orcec).  O Concerto Universitário, que acontece  às 19h, no auditório da Faculdade 7 de Setembro, e o Concerto Solidário, na quinta-feira, dia 29, às 19h, no Palco Principal do Theatro José de Alencar. apresentam  como obra principal, “As Quatro Estações”, do compositor italiano Antonio Vivaldi. Ambos com entrada franca.
A peça é composta por quatro concertos para violino e orquestra, dedicados cada um a uma estação (Primavera, Verão, Outono e Inverno), sendo uma das mais conhecidas da música de concerto em seu período barroco. Para a abertura, outra peça de Vivaldi, Sinfonia in B Minor “Al Santo Sepolcro”.
A Orcec convidou ainda o violinista Emmanuele Baldini para atuar como solista nos concertos. Aluno de conceituados conservatórios e vencedor de diversos prêmios musicais internacionais, o instrumentista, desde 2005, é spalla da Orquestra Sinfônica de São Paulo (Osesp), tendo sido o membro fundador do Quarteto Osesp, no qual atua como 1º Violino. Baldini possui ainda uma discografia bastante elogiada tanto pelo público quanto pela crítica.
 “As Quatro Estações” são reconhecidas ainda por terem, acompanhando cada concerto, um soneto dedicado à sua respectiva estação. Não se sabe ao certo a autoria dos textos, mas acredita-se que o próprio Vivaldi os tenha escrito. Reafirmando a vocação de valorizar sua identidade regional, por sugestão do maestro Arthur Barbosa, a Orcec convidou o poeta Pedro Sampaio para adaptar os sonetos à realidade no Nordeste, e recitá-los em seus respectivos momentos. A convergência de linguagens artísticas promete ser outro ponto alto dos Concertos Universitário e Solidário.
O recital será acompanhado por um prelúdio ao som do cravo de Fernando Cordella. Cravista, docente e pesquisador em música dos séculos XVII e XVIII, Fernando Turconi Cordella é diretor artístico da Confraria Música Antiga StudioClio, da  Sociedade Bach Porto Alegre, e da Orquestra de Câmara de Carazinho, onde atua  como maestro titular. Atua como solista de cravo e baixo continuísta em diversas orquestras, e participa regularmente, desde 2007, como cravista oficial do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga em Juiz de Fora, MG.
A Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho é uma ação da Associação Artística de Concertos do Ceará, com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura. Neste concerto, conta ainda com o apoio do Theatro José de Alencar e da Faculdade 7 de Setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário