Os 80 anos do Museu do Ceará, instalado na Rua São Paulo, Centro, estão sendo comemorados com diversas atividades culturais. Ontem, foi inaugurada a exposição dos grandes mestres da xilografia de Juazeiro do Norte. O acervo é da coleção de coleção Geová Sobreira e reúne obras de artistas como Vi nessa coleção uma maneira de salvar a memória como Inocêncio Medeiros da Costa (Noza), João Pereira da Silva, Antônio Batista da Silva, Walderêdo Gonçalves, entre outros.
Durante o lançamento,os visitantes conhecerem um pouco mais da xilografia deJuazeiro, como xilicordeis e xilogravuras, também assistiram a apresentação “Raízes Nordestinas da Música Brasileira”, dos músicos Daniel Sobeira, Eugênio Matos e Jhony Rodergas, que animaram a noite ao som de Luiz Gonzaga, Villa-Lobos, Eleomar, entreoutros.
Para a diretora do Museu do Ceará, Cristina Holanda, a exposição é um presente que Geová deu para o Museu, que este ano comemora 80 anos. A diretora afirma ainda que esse é um momento de comemorar sua vitalidade,apesar dos percalços. Para o secretário da Cultura, Francisco Pinheiro, esta comemoração também deve servir para planejar o futuro, com o intuito degarantir uma existência longeva e criativa, promotora da reflexão crítica acerca dos caminhos da sociedade cearense, "que contribuapara o respeito à diversidade cultural que nos caracteriza, mas nem sempre nos aproxima dos outros e de nós mesmos", destacou.
Durante o tempo da exposição, que fica aberta para visitação até o dia 21 de agosto, o gravador e cordelista João Pedro do Juazeiro trará sua “Tipografia Padre Cícero para o Museu. São caixas de tipos, máquinas impressoras, matrizes de xilogravuras, tintas papéis eprelo de de provas. A ideia é que ele mostre como se faz um cordel e como se corta e entinta uma xilogravura.
Parabéns, ao Museu do Ceará,a você Marcus Peixoto,pela divulgação, e ao Geová Sobreira, por ceder a Coleção de Xilogravura de seu acervo, para essa importante comemoração de 80 anos.
ResponderExcluirGeová Sobreira, é do maiores Especialistas em Padre Cícero, no Ceará.
Vou partilhar, no "facebook"
Eu agradeço sua colaboração permanente, Lúcia. Fico muito feliz quando divulgo essas ações e mais ainda com percebo que mais pessoas se interessam pelas artes e a nossa cultura.
Excluir