O primeiro lugar foi linogravura “Wanderings”, Daliute Ivanauskaite, da Lituânia |
A comissão julgadora, composta por Antônio Carlos Campelo, Eduardo Eloy, Francisco Lara, Regina Raick e Roberto Galvão, analisou cerca de 140 gravuras de 34 países. Trabalhos de quatro artistas receberam menção honrosa: Miok Chung (Coréia do Sul), Janne Laine (Finlândia), Marcin Bialas (Polônia) e Szymon Prandzioch (Polônia).
A Imprima Sobral 2012 permanece aberta a visitação até o dia 15 de agosto, com trabalhos dos seguintes países: Alemanha, Argentina, Armênia, Bélgica, Bósnia, Brasil (entre eles 14 de Sobral), Bulgária, Canadá, Chile, Colômbia, Coréia do Sul, Cuba, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Estônia, Finlândia, Grécia, Holanda, Hungria, Inglaterra, Itália, Japão, Kosovo, Lituânia, Macedônia, México, Polônia, Porto Rico, Sérvia, Romênia, Rússia, Turquia e Ucrânia.
Como parte do evento, no dia 1º de junho, às 19h, na Casa da Cultura, será aberta a individual Colagens...de fina estampa... do espanhol José Rincón, com a presença do artista. Formado pela Escola de Belas Artes de Madri, com especialidade em gravura e aperfeiçoamento no Círculo de Belas Artes e no Centro Nícolas Salmerón, ambos em Madri, Rincón possui obras em vários museus espanhóis, como Calcografia Nacional, Museu Rainha Sofia e Museu Casa de Goya, além de coleções em instituições internacionais.
No dia 8 de junho, às 19h, na Ecoa, será aberta a mostra Salvador Dali Aqui, composta de 105 gravuras do catalão Salvador Dalí, que compõem a coleção completa de litografias “Dalí: Bíblia Sagrada”. Considerado um dos artistas mais geniais do século XX e grande nome do surrealismo, Salvador Dalí é conhecido do grande público por telas com imagens e criaturas estranhas que marcam seu estilo. Em Sobral, o público terá contato com outra face do artista, que em sua versatilidade chegou a produzir obras no cinema, fotografia, teatro, moda, escultura e gravuras.
Gravados de Pestana. Também no dia 8 de junho, na Ecoa, será aberta a coletiva que reúne parte do acervo da Imprima Sobral.
A reunião de artistas dos diversos países, expoentes da gravura brasileira e artistas locais possibilita uma imagem do panorama da atual produção, estimulando e divulgando de forma abrangente a gravura, enquanto vertente das artes plásticas, e os gravadores. Durante todo o período das mostras serão realizadas ainda palestras e oficinas em outros pontos de Sobral e nos distritos de Aracatiaçu e Taperuaba.
Fonte: Assessoria de imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário