A Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho (Orcec) dá sequência ao trabalho de comunhão de conhecimentos na prática orquestral, e convida, para dois concertos, o maestro Daniel Bortholossi. Experiente na direção de grupos sinfônicos brasileiros, o músico é atualmente regente titular da Orquestra de Câmara de Blumenal e diretor artístico da Orquestra Filarmônica de Scar, de Jaraguá do Sul.
No próximo dia 27, quarta-feira, a Faculdade 7 de Setembro abre as portas do Teatro Nila Gomes Soárez para na edição de abril do Concerto Universitário, voltado para a integração com a comunidade universitária. O concerto tem início às 19h, com entrada franca. No dia seguinte, dia 28 de abril, o Palco Principal do Theatro José de Alencar acolhe o Concerto Solidário, igualmente às 19h e aberto ao público.
Mestre em Artes pela Universidade de São Paulo, o maestro Daniel Bortholossi traz ainda a experiência de quem já regeu orquestras na Argentina, Portugal, Itália, Bulgária, Inglaterra, República Tcheca, Romênia, Rússia e Ucrânia. Une-se este mês à Orcec, que, desde 1996, dedica-se à formação de plateia para a música de concerto, primando pela diversidade de repertório e elevado nível técnico.
Para ambos os concertos, foi preparado um programa diversificado, que atravessa vários períodos da história da música. Inicia com “Concerto Grosso Op. Nº 4 I – Larghetto afetuoso; II – Allegro; III – Largo e Piano; IV – Allegro”, de Georg Friedrich Handel (Barroco), seguido da “Cantata BWV Nº 61 I – Ouverture; II – Recitativ; III – Aria; IV – Coral”, de Johann Sebastian Bach (Barroco).
Outra peça barroca de Johann Sebastian Bach será executada, a “Aria” Orchestral Suite Nº 3 BWV 1068. O programa segue com “Serenade für streichorchester Op. 20”, de Edward Elgar, a serenata para orquestra de cordas que é uma das obras mais executadas do compositor inglês em todo o mundo.
O programa termina com a “Verklärte Nacht für Streich Orchester Op. 4”, deArnold Schoenberg (Moderno). A “Noite Transfigurada” é uma obra baseada no poema intitulado “Verklärte Nacht”, de Richard Dehmel, e é considerada peça-chave para a compreensão do movimento modernista. Schoenberg une, na mesma partitura, dois estilos alemães considerados, até então, opostos: a austeridade clássica de Johannes Brahms, e o vanguardismo de Richard Wagner. Uma peça “desafiadora”, como entende o maestro Daniel Bortholossi.
A Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho é uma ação da Associação Artística de Concertos do Ceará (AACC), com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult). Nestes concertos, conta ainda com a parceria da Faculdade 7 de Setembro e do Theatro José de Alencar.
Maestro Daniel Bortholossi
Daniel Bortholossi se destaca como um dos mais promissores e atuantes regentes de sua geração. A temporada 2010-2011 marca sua quinta temporada como maestro titular da Orquestra de Câmara de Blumenau e décima como Diretor Artístico da Orquestra Filarmônica Scar, de Jaraguá do Sul. Como maestro convidado, dirigiu muitos grupos sinfônicos brasileiros, além de orquestras na Argentina, Portugal, Itália, Bulgária, Inglaterra, República Tcheca, Romênia, Rússia e Ucrânia.
Mestre em Artes pela Universidade de São Paulo (USP), teve como principal professor o maestro Roberto Duarte (Brasil), mundialmente reconhecido como especialista no compositor Heitor Villa-Lobos. Daniel também estudou com Jorma Panula, (Sibelius Academy), Rossen Milanov, (Philadelphia Orchestra) e Vassily Sinaisky, principal maestro convidado da BBC Philharmonic.
No ano de 2008, Maestro Bortholossi teve estréias com a Varna Philharmonic Orchestra, em Varna, (Bulgária), bem como na Ucrânia e Inglaterra, dirigindo respectivamente a Karkhov Philharmonica e a City of Southampton Orchestra. No Reino Unido, Daniel ministrou palestras sobre seu trabalho em Música Colonial Brasileira na Oxford University, iniciando uma colaboração com a Instituição.
Em 2009, Daniel foi o primeiro maestro Brasileiro a dirigir a Royal Oman Symphony Orchestra, no Sultanato de Omã. Em 2010, retornou ao Sultanato para mais três concertos, incluindo uma apresentação particular para Sua Majestade Sultão Qaboos Bin Said, em honra à Sua Majestade Carl XVI Gustav, Rei da Suécia, e também um concerto particular para o Ex-Primeiro Ministro Britânico Tony Blair. Ainda nesse ano, foi fundador e Co-Diretor Artístico do New Orleans Festival “Brasileiro!”, nos EUA.
Ainda em 2010, teve uma importante estreia à frente de uma das melhores orquestras da Europa Oriental, a Belgrad Philharmonic Orchestra, em Belgrado, na Sérvia. Neste concerto, executou pela primeira vez naquele país, as Bachianas números 02 e 04 de Heitor Villa-Lobos.
Além de sua temporada de concertos atuais com a Orquestra de Câmara de Blumenau e Filarmônica Scar, o Maestro Bortholossi dirigiu a Ópera Contemporânea “Sarapalha”, para a Fundação Cultural de Curitiba, e realizará, com a recém criada Orquestra “Curitiba Symphony”, uma série de gravações dedicada a compositores paranaenses.
Seus compromissos futuros incluem concertos nos EUA, Inglaterra, Itália, Sérvia, Romênia, Cazaquistão e Sultanato de Omã.
Mais informações:
AACC: 85 3252.2278
Roberto César Lima: 85 8828.6405
Serviço
Concerto Universitário
Teatro Nila Gomes Soárez, da Faculdade 7 de Setembro
R. Almirante Maximiano da Fonseca, 1395, Luciano Cavalcante
27/04, 19h
Entrada franca
Concerto Solidário
Theatro José de Alencar
28/04, 19h
Entrada franca