Pesquisar este blog

Olá

Muito me alegra pela sua visita. É um blog pretensioso, mas também informativo

domingo, 17 de abril de 2011

Nordeste revela a religiosidade à flor da pele

cangaço e religião by marcus peixoto


















cangaço e religião, a photo by marcus peixoto on Flickr
.
Nesta foto, painel de Caribé, pintor baiano-argentino.

Quando vejo cerca de 5 mil pessoas na procissão de Ramos, ocorrida hoje, não posso dizer que o catolicismo está enfraquecido. Digamos que pela população dita católica proporcionalmente deveria ser um número maior, mas além da quantidade de hoje não ser irrelevante, havia também qualidade.
O dia amanheceu chuvoso. Nuvens cinzentas cobriram o céu cedo da manhã, e o fato de que os fiéis teriam outras missas e outras caminhadas ao longo do dia. Essas seriam motivações para que houvesse um público menor. As procissões são alusivas à entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, sendo saudado pelo povo com ramos tal como reverencia um rei.
Para o arcebispo de Fortaleza, dom José, esse foi o maior gesto da história, que determinou a morte de Jesus. "Se não houvesse aquela manifestação, seria possível que não houvesse a determinação para que fosse executado", disse dom José. No entanto, ressalta a ressurreição que tornou a humanidade vencedora com o sacrifício da cruz.
Quem conhece Juazeiro do Norte pode duvidar do poder do catolicismo? O fanatismo religioso em torno da figura de padre Cícero e o cangaço não são componentes culturais atávicos? As perguntas são no sentido de ajudar a compreender porque se fala em crescimento de igrejas evangélicas, ocupando espaço para o catolicismo caduco e voltado para o passado. Então, a resposta é que nunca antes neste País a sede por Deus foi tão intensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário