Uma senhora viúva se apaixona por um homem negro e muçulmano 20 anos mais novo. Eles decidem se casar e, juntos, enfrentam as opiniões contrárias das pessoas quanto ao relacionamento. Porém, ao mesmo tempo em que vão vencendo as dificuldades e preconceitos, começam a questionar a relação. As relações de amor e sexo na velhice ou entre casais de faixas etárias diferentes, assim como o preconceito gerado pela abordagem do assunto nas telas de cinema, são foco do evento “Amores (im)possíveis?”, a se realizar de 5 a 8 de abril na Casa de Cultura Alemã da Universidade Federal do Ceará. A proposta é discutir, através de mostra de filmes, palestras e mesas redondas, as diferentes formas de representação do envelhecimento. “Trata-se de um desafio.
Os momentos íntimos são problemáticos de serem representados, pois a tela de cinema ainda é vista como um espaço para jovens. Alguns cineastas alemães e brasileiros ultrapassaram esse tabu”, explicam os organizadores do evento.
Seis filmes serão exibidos e debatidos: “O medo devora a alma” (1974, de Rainer Werner Fassbinder), “Nuvem 9” (2007/2008, de Andreas Dresen), “Toda nudez será castigada” (1973, de Arnaldo Jabor), “O outro lado da rua” (2004, de Marcos Berns-tein), “Flores da cereja / Hanami” (2007/2008, de Doris Doerrie) e “José e Pilar” (2010, de Miguel Gonçalves Mendes).
A programação completa, assim como o nome dos debatedores e comentaristas convidados, pode ser conferida no Portal da UFC (www.ufc.br). O evento é uma realização da Casa de Cultura Alemã, em parceria com o Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC, Departamento de Letras Estrangeiras da UFC, Instituto Cultural Goethe, Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico.
Fonte: Profª Ute Hermanns, da Casa de Cultura Alemã da UFC – (fone: 85 3366 7642)
Nenhum comentário:
Postar um comentário