É do mundo exterior que o conhecimento precisa vir a nós, pela leitura, audição e contemplação. Wendy Beckett
Pesquisar este blog
Olá
Muito me alegra pela sua visita. É um blog pretensioso, mas também informativo
quinta-feira, 7 de abril de 2011
Emlurb quer implantar Projeto Coleta Seletiva em todos os órgãos da administração
O documentário “Lixo Extraordinário”, do artista plástico paulistano Vik Muniz, será o primeiro filme exibido pela Sessão Documentário que a Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb) vai lançar às 10 horas do próximo dia 14, na sede da instituição . A iniciativa integra as ações do Projeto Coleta Seletiva Solidária e tem como objetivo sensibilizar os servidores da Administração Municipal para a questão dos resíduos sólidos na perspectiva de inclusão social dos catadores de lixo. A sessão será promovida quinzenalmente.
A Secretaria Executiva Regional (SER) IV será a primeira contemplada com a Sessão Documentário por ser o território da Emlurb. O evento vai reunir representantes dos núcleos de educação e saúde, mobilização social, servidores dos distritos de assistência social, meio ambiente e agentes comunitários de saúde. De acordo com a coordenadora do Projeto Coleta Seletiva Solidária, Anastácia Martins, a ideia é abrir uma discussão entre os participantes sobre o aproveitamento do descartável transformado em arte e incentivar os órgãos à implementação do Projeto Coleta Seletiva com a perspectiva da inclusão de catadores.
Para Anastácia, essa é mais uma ação preventiva da Prefeitura que casa com o trabalho de combate à dengue. O próximo encontro será com o pessoal da SER III. “Além das regionais, vamos estender o convite a todas pastas temáticas da Prefeitura como Seman, Seinf e outros, a fim de que o projeto ganhe a dimensão que queremos ”.
O filme - “Lixo Extraordinário”, cedido à Emlurb pelo Fórum do Lixo e Cidadania, enfoca o trabalho de Vik Muniz junto aos catadores de Lixo do Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro. O filme que revela o passa a passo criativo de Vik é ainda um registro dos catadores em busca de oportunidade na vida e ganhou prêmio de audiência para melhores documentários internacionais no Festival de Sundance. O artista utiliza em seu trabalho materiais de sucata, poeria, caviar e até lixo como matéria-prima para desenhar, e, depois fotografar ampliando tudo em grandes formatos.
Mais informações com os assessores de Comunicação da Emlurb, Cleneide Nunes nos telefones 3223.8910/9623.1123 e Marcus Peixoto no telefone 8756.7859.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário