Pesquisar este blog

Olá

Muito me alegra pela sua visita. É um blog pretensioso, mas também informativo

sexta-feira, 1 de abril de 2011

O Guarani detém maior número de representações no mundo inteiro



Ópera baile em quatro atos do compositor paulista Carlos Gomes com base no romance O Guarani, do escritor cearense José de Alencar. Sua estreia aconteceu no Teatro alla Scala, Milão, em 1870. É a ópera brasileira com maior número de representações em todo o mundo. A protofonia, que se tornou o segundo hino nacional brasileiro, é ainda hoje uma espécie de vinheta da Hora do Brasil, e somente foi introduzida um ano depois, durante uma exposição industrial em Milão.
A história se firma numa trama amorosa formada por Cecília (Ceci), Peri (indígena), Álvaro e Gonzalez. A mulher branca se apaixona pelo nativo num jogo de intrigas que envolve o martírio, o sacrifício e, especialmente, o conflito de culturas. Não apenas esse caldo exótico, mas a beleza musical encantou o Scala e logo Carlos Gomes foi associado ao maior compositor operístico de sua época: Verdi.
Há quem veja na obra do compositor brasileiro o traço derivativo e formalmente pobre. No entanto, há inovações que desafiaram a ópera italiana, como incluir um balé, que depois foi adotado por Verdi, em Aída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário