A edição oficial e exclusiva de Decálogo, obra do cineasta polonês Krzysztof Kieslowski está sendo apresentada na Vila das Artes desde ontem até 8 de abril. Realizado para a televisão polonesa em 1988, Decálogo é um conjunto de filmes inspirados nos Dez Mandamentos. Ambientadas no mesmo condomínio de Varsóvia, a capital da Polônia, as histórias ilustram conflitos morais e dramas familiares. Uma obra monumental e indispensável que foi vencedora do Prêmio da Crítica Internacional no Festival de Cinema de Veneza, e que consagrou Kieslowski.
“Há seis mil anos, esses mandamentos têm sido inquestionavelmente corretos. Porém, nós os desobedecemos todos os dias. As pessoas sentem que a vida tem algo de errado. Há uma espécie de atmosfera que faz com que as pessoas busquem outros valores. Elas querem contemplar as questões básicas da vida e, provavelmente, é essa a verdadeira razão para contar essas histórias”, atesta Kieslowski.
A Mostra inaugura o início do Cineclube Vila das Artes de 2011 e acontece pela parceria com o Sesc Fortaleza, detentor dos direitos autorais para exibição dos filmes. A abertura acontece na segunda-feira (4), às 18h30, na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro) e recebe pesquisadores e cineastas para refletirem com o público sobre a obra. A Vila é um equipamento da Prefeitura de Fortaleza, vinculada à Secretaria de Cultura, voltado para a formação em artes, apoio à produção, incentivo à pesquisa e difusão cultural. Informações pelo 3252-1444.
Nenhum comentário:
Postar um comentário