Pesquisar este blog

Olá

Muito me alegra pela sua visita. É um blog pretensioso, mas também informativo

sábado, 30 de abril de 2011

A falta de caráter dos herois infantis com as Meninas Super Poderosas






Os Super herois Batman e Superman se tornaram modelo de inspiração para herois posteriores, a exemplo de Aquaman e Mulher Maravilha, apenas para citar alguns exemplos. São criações produzidas a partir de uma matriz e com uma vertente maniqueista: a luta do bem contra o mal. Muitos foram definitivamente marcantes  para mostrar ofertas de serviços para demandas de suas respectivas épocas, como vencer a depressão econômica ou se impor perante a guerra fria. Para tanto, havia vilões super inteligentes e até de outras galáxias. Contra eles, a inteligência humana ou a capacidade de voar, ficar invisível e ser detentor de uma força incomum. Batman mostrava um comportamento modelar  de que as pessoas não precisam de super poderes, recorrendo  apenas a sua inteligência e de equipamentos construídos pela engenharia mental. Já Superman foi o protótipo da expectativa do estrangeiro cumpridor da profecia, no caso um habitante de Kripton, que chegava à Terra como um Messias  para salvar a humanidade do maligno.
Algum tempo depois, os desenhos chegaram a televisão e já não havia mais tanto os super heróis éticos e infalíveis. Pelo contrário, revelaram-se alguns para o público infantil, com falhas de caráter. Esse era o caso das  Meninas Super Poderosas: Florzinha, Lindinha e Docinho. Elas tinham poderes de voar, disparavam raios com os olhos. a exemplo do Superman. A Lindinha gritava bem alto e criava um campo magnético e conseguia se comunicar com qualquer língua. A Florzinha soprava um hálito gelado que podia congelar qualquer coisa. Por fim, Docinho criava terremotos. 
Em um dos episódioss, elas usam os poderes para roubar uma loja de sorvetes.Nums outro, sabotam o noivado do professor Antonio, cientista que criou as meninas em laboratório, com açúcar, tempero e, como ele dizia, com tudo que há de bom e ainda o elemento "x".
Hoje, o desenho entrou em decadência, mesmo na progamação infantil apresentada pela televisão, que cedeu seus espaços para séries como Sunny, Jessie e Austin & Ally.

Nenhum comentário:

Postar um comentário