Pesquisar este blog

Olá

Muito me alegra pela sua visita. É um blog pretensioso, mas também informativo

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Arte resgata jovens cidadãos em Acarape


Clique para Ampliar
O curso de bordado, para 12 alunas, é ministrado pela professora Maria Porto, que antes era voluntária
FOTO: DIVULGAÇÃO



Projeto Ciranda da Cidadania insere jovens, entre crianças e adolescentes, na arte musical e no bordado


Fortaleza. Aprender a arte de tocar um instrumento musical e a elaboração do bordado. Essas são as atividades que estão sendo desenvolvidas em Acarape, a 54 quilômetros de Fortaleza.

A ação integra o Projeto Ciranda da Cidadania, que conta com recursos do Banco do Nordeste e as parcerias da Associação dos Moradores de Acarape e Instituto Agropolo do Ceará.

O coordenador do projeto, Erineudo Luis de Lima, lembra que o projeto funciona há mais de um mês. No entanto, somente hoje, a partir das 16 horas, haverá uma solenidade de inauguração, na sede da Associação.

"O projeto foi aprovado desde dezembro do ano passado. No entanto, os recursos foram chegando mais cedo este ano e, com as chuvas, não podíamos deixar os jovens sem as atividades, enquanto aguardávamos por um tempo propício para a festa", disse Erineudo.

Os cursos funcionam na própria sede da Associação, onde são ministradas aulas de violão, flauta, teclado e crochê. Também nesta etapa são oferecidas técnicas de escritório e secretariado para os alunos matriculados. Para fazer parte do projeto, a coordenação requer que o candidato, na faixa etária de 7 a 19 anos, esteja regularmente matriculado numa escola de Ensino Fundamental ou Médio.

Esse é o caso do estudante Francisco Darlan da Silva Pontes, 13 anos, aluno da Escola de Ensino Fundamental Padre Antônio Crisóstomo do Vale. Ele diz que um mês e meio de duração do curso de violão fizeram com que visse o mundo com outros olhos.

"Aqui convivo com muitas crianças pobres, que não pensam no futuro. Eu não vejo assim. Vou usar meus dons na Igreja Evangélica onde me congrego e, quem sabe, numa profissão", afirmou o adolescente.

Para Erineudo, a iniciativa tem como principal objetivo fazer o resgate dessa cidadania, envolvendo 100 jovens. "São crianças e adolescentes que vivem numa situação vulnerável e, agora, têm a oportunidade de vencer por meio da arte e de outros ofícios", afirmou.

MAIS INFORMAÇÕES
Projeto Ciranda da Cidadania funciona na Associação dos Moradores de Acarape. Rua Zumbi s/n - Telefones:

(85) 8502.9367 e (85) 9904.4440
Diário do Nordeste

MARCUS PEIXOTO
Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário