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terça-feira, 28 de junho de 2011

Bom gosto e sofisticação nos dão tapas com luva de pelica

The Truth about Cinderella II Royalty Free Stock Photo



Se cada vez menos fumar é sinal de elegância, o mesmo se pode dizer do uso de luvas. Fumar, que já teve seu charme e era associado à sofisticação, passou a ser algo violentamente patrulhado. Os fumantes passivos não toleram o cheiro do cigarro. Já o fim da luva tem uma história mais longa e de resistência. Não porque seja inadequada aos trópicos, mas porque no mundo da moda, ficou relegada a  um acessório extremamente elitista. Se não me engano, e excluindo cerimônias de casamento, a última mulher que vi no seu uso natural foi a Rainha Elisabeth.
Denner,  famoso pela sua aparição no Programa Flávio Cavalcante na década de 1970, da extinta TV Tupi, foi por muito tempo o nome da alta costura no Brasil. Sua defesa em torno da luva residia no fato de que a considerava como símbolo de status e usada por uma determinada categoria de pessoas. Na sua opinião, ela indicava berço, costumes, e não tinha nenhuma  relação com tendência ocasionais. "Às vezes, a diferença entre a empregada e a patroa está nas luvas", dizia o costureiro, que costumava elogiar o bom gosto com o bordão: "é um luxo".
Na literatura, A Mão e a Luva (1874), de Machado de Assis, não demonstra a sofisticação, mas algo que se adequa e se encarna como unha e carne. Talvez como o encontro de almas gêmeas. Guiomar, a protagonista, é uma jovem modesta, que busca ascender socialmente, ao mesmo tempo encontrar o pretendente que realmente possa amá-lo. Essa descoberta acontece num trecho do romance: "Guiomar, que estava de pé defronte dele (Luís Alves), com as mãos presas nas suas, deixou-se cair lentamente sobre os joelhos do marido, e as duas ambições trocaram o ósculo fraternal. Ajustavam-se ambas, como se aquela luva tivesse sido feita para aquela mão."

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