Para quem conhece o interior do Nordeste não há como não perceber a mistica que move a vida das pessoas. Já não são mais "pobres coitados" tangidos por um visionário como Antônio Conselheiro, em Canudos. A realidade atual é que o milagre não somente é possível como essencial para se vencer o sofrimento. Profetas e profecias abundam.
Certo ou errado, o tempo não tem diminuido o fevor religioso, não obstante o crescimento das igrejas evangélicas e a luta que trava contra a idolatria. Mesmo assim, novos santos e, incrívelmente, novos milagres somente aumentam o rebanho que acorre para as cidades que se transformaram em grandes santuários religiosos.
Nesta coletânia de fotografias, procurei fazer flagrantes de uma noite e madrugada nervosas, por conta da pressa em mandar o material para a edição de sábado do Diário do Nordeste. Mesmo assim, ofereço aos leitores alguns momentos de como se manifesta esse ritual de devoção a são Francisco.
Canindé é destino da segunda maior peregrinação no mundo devotada a São Francisco (superada apenas pela peregrinação em direção a Assis, na Itália, terra natal do Santo). Na semana de 26 de setembro a 4 de outubro (dia de São Francisco), cerca de 2,5 milhões de pessoas visitam a cidade; embora haja peregrinos de todas as classes sociais, a imensa maioria é de pessoas humildes.
A devoção dos fiéis é tão forte que o Vaticano elevou a Igreja de São Francisco de Canindé ao status de Basílica, reservado apenas aos principais destinos de peregrinos cristãos em todo o mundo; Canindé é considerada o maior santuário franciscano no continente americano.
A maioria dos fiéis demonstra sua fé e seus agradecimentos por meio de uma expressão típica da cultura religiosa nordestina, os ex-votos, objetos feitos geralmente em madeira, que representam o resultado positivo da promessa ou pedido atendido pelo santo.
Muitas celebrações a São Francisco acontecem no anfiteatro da Praça do Romeiro. A Praça conta ainda com museu, zoológico e parque ecológico. O visitante vai encontrar ainda artesanato baseado em artigos religiosos como terços, fitinhas, velas, medalhas e imagens.
A romaria ao Santuário de São Francisco em Canindé se destaca pelo caminho que o fiel deve percorrer. Mas em vez dos cenários do Velho Mundo, o peregrino tem diante de si a paisagem sertaneja. Ao longo do percurso, iniciado em Fortaleza, o viajante conhece a fauna e a flora do semi-árido, tomar banho em açudes e riachos, e desfrutar da hospitalidade das fazendas da região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário