Pesquisar este blog

Olá

Muito me alegra pela sua visita. É um blog pretensioso, mas também informativo

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará se encerra no dia 6 no Cariri




Depois de um mês inteiro de atividades formativas e espetáculos, iniciadas no dia 03 de outubro, a 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará continua até o dia 06 de novembro em Fortaleza e quatro cidades do Cariri, por meio de dois programas, Bienal Estação Criança e CirculaDança.

Até a data final, esta edição da Bienal Internacional de Dança do Ceará, que comemora 15 anos, terá passado por Fortaleza, Paracuru, Guaiúba, Aracati (Canoa Quebrada), Sobral, Limoeiro do Norte, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Barbalha, Crato e Nova Olinda. O Encerramento Oficial será no próximo domingo, 06, às 18h, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), com o espetáculo Sagrada, da Edisca, e dois trabalhos da Escola de Dança de Paracuru: Mova-se e Bolero de Ravel.

A 8ª Bienal de Dança é apresentada pelo Ministério da Cultura, Petrobras (na qualidade de projeto convidado do Petrobras Cultural) e BNDES. Tem como patrocinadores Banco do Nordeste, Funarte, Oi e Caixa Econômica Federal, além do apoio cultural do Ministério da Cultura (Lei Federal de Incentivo à Cultura), Centro Cultural Banco do Nordeste, Oi Futuro, Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Lei Estadual de Incentivo à Cultura), prefeituras dos municípios sedes, entre outros parceiros. A realização é da Indústria da Dança.

A Bienal Estação Criança, que vem acontecendo ao longo de toda a Bienal de Dança, se propõe a desenvolver ações formativas que estimulem a reflexão sobre a dança como fazer educativo, lúdico, artístico e performático, apresentando ainda obras dançantes para o público infantil. É um programa da Bienal, resultado de uma parceria com a Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) e o Festival Ponto.CE.

A Bienal Estação Criança estará em Juazeiro do Norte nos dias 03 e 04 deste mês, numa ação conjunta com o BNB/Mostra Corpo, Arte e Movimento. Será no CCBNB, a partir das 19h. Na quinta-feira, 03, serão apresentados os espetáculos Anatomia das Coisas Encalhadas, de Silvia Moura, e Broto, de Luiz Otávio Queiroz e Thiago Pinheiro Braga, ambos de Fortaleza. Na sexta-feira, 04, apresentam-se o Grupo N ∞, com Mistura – A Dança das Coisas, e a Rudá Cia. de Dança, com o espetáculo Estar Aqui.

Em Fortaleza, o programa Bienal Estação Criança acontece juntamente com o Festival Ponto.CE, nos dias 04 e 05 na Praça Verde do CDMAC e no dia 06 no Sesc Senac Iracema. Na sexta-feira, às 17h, serão apresentados No Ceará é Assim, do Grapel Kids, Brincar de que?, do Grupo Expressart, e Alice no País das Maravilhas e Pinocchio, com o Centro de Ballet Clássico Mônica Luíza. No sábado, também às 17h, a Cia. Balé Baião, de Itapipoca, apresenta Finitude: Meninice para Sempre, a Companhia Vidança, de Fortaleza, participa com o espetáculo Quintal de Mangue e a Escola de Dança de Paracuru leva ao palco Folgança. No domingo, às 14h, apresentam-se Luiz Otávio Queiroz, com O pensamento se faz na boca, e a Cia. Arte em Rua, em Sonata para Movimento.

Em parceria com o Festival Ponto.CE, a Bienal de Dança leva ao Sesc Senac Iracema na quinta-feira, 03, às 20h, a Cia Etra (CE), com Dança em Curva, e a bailarina Marina Carleial (CE), em Compartir. Na sexta-feira, 04, além dos espetáculos das 17h do programa Bienal Estação Criança, a programação segue às 19h com Silvia Moura (CE) em Anatomia das Coisas Encalhadas, Clarice Lima (SP) em DPI e Thelma Bonavita (SP) com o espetáculo Eu sou uma fruta gogoia em três tendências. No sábado, 05, às 20h, é a vez de Kalinka Prates (SP) em OCO e Cia. Dita (CE) em De-vir. E no domingo, 06, às 19h30, também no Sesc Senac Iracema, Marcelle Louzada (MG) apresenta Vaca e Eduardo Fukushima (SP), sobe ao palco com o espetáculo Como superar o grande cansaço?.


Entre os dias 2 e 6 deste mês a Bienal de Dança estará também no Cariri, com atividades em Juazeiro do Norte, Barbalha, Crato e Nova Olinda, por meio do programa CirculaDança. De 02 a 04 pela manhã, na Associação Dança Cariri, em Juazeiro do Norte, Carlos Simioni, do Grupo Lume (SP), ministra a última das quatro oficinas Da Energia à Ação, realizadas durante a Bienal. Em outubro esta ação esteve também em Fortaleza, Itapipoca e Paracuru.

No Cine Teatro Neroly Filgueira, do Crato, Simioni apresenta-se na quinta-feira, 03, às 20h, com o espetáculo Sopro. É ele também quem abre a programação em Nova Olinda, no dia 06, às 17h, no Teatro Casa Grande, com a demonstração técnica Prisão para a Liberdade, onde aborda sua trajetória de 26 anos de pesquisa junto ao Lume, que é o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp, do qual é ator fundador.

Também serão apresentados nos últimos dias da 8ª Bienal de Dança no Cariri: Graça/ Evidência-Um de Percurso e O Tempo da Paixão ou O Desejo é um Lago Azul, com a Cia. da Arte Andanças (Fortaleza/CE), Erêndira, da Cia. CLE (Fortaleza/CE), remontagem de A Cadeirinha e Eu, com Gerson Moreno (Itapipoca/CE), grupo Impact Break (Barbalha/CE), Vórtices, de Alysson Amâncio Cia. de Dança (Juazeiro do Norte/CE) e Ma Vie, com Aspásia Mariana (Fortaleza/CE), e serão realizadas as oficinas Danças Tradicionais Brasileiras, de Graça Martins (Fortaleza/CE) e Improvisação e Composição: a construção poética do visível, com Andréa Bardawil (Fortaleza/CE).



SERVIÇO

8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará – Até o dia 6 de novembro em Fortaleza e outras cidades cearenses. A programação completa pode ser consultada no www.bienaldedanca.com. Todas as apresentações têm acesso gratuito. Info: (85)3045.1703 e bienal@bienaldedanca.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário