Pesquisar este blog

Olá

Muito me alegra pela sua visita. É um blog pretensioso, mas também informativo

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Prorrogadas até o dia 11 de novembro as inscrições para Agente de Leitura



Foram prorrogadas, mais uma vez, agora até o dia 11 de novembro as inscrições para o Projeto Agentes de Leitura, vinculado ao Programa Mais Cultura, em Fortaleza. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secultfor, com o Ministério da Cultura. Os selecionados atuarão no sentido de democratizar o acesso ao livro e na formação de leitores em bairros e comunidades da cidade com baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e da EducaçãoBásica (IDEB), definidos respectivamente pela Unesco e pelo Ministério da Educação. Na cidade, as ações estarão espalhadas nas SER's 1 (Barra do Ceará e Pirambu), 2 (no Cais do Porto: Serviluz e Titanzinho), 3 (Autran Nunes), 5 (Conjunto Ceará) e 6 (no Jangurussu: Conjunto Habitacional Maria Tomásia).
Cada agente receberá, depois de capacitado, um kit com 100 livros, mochila, uniforme, bicicleta e bolsa mensal de R$350, durante um ano. Serão responsáveis por visitas domiciliares, empréstimos de livros, rodas de leitura, contação de histórias, criação de clubes de leitura e saraus literários abertos para as comunidades.
As bolsas são destinadas a jovens entre 18 e 29 anos que tenham concluído o Ensino Médio e residam em um dos bairros contemplados pelo projeto. A prioridade é para os cadastrados no Bolsa Família, comprovando que estão enquadrados abaixo da linha de pobreza. A seleção consiste em três fases: habilitação, avaliação de conhecimentos e, por último, análise de currículo e entrevista.
Os jovens atuarão em duas frentes: ou como Agentes de Leitura, realizando ações de mediação cultural nos Pontos de Leitura, bibliotecas municipais e junto a 30 famílias cadastradas de sua comunidade; ou como Agentes Articuladores de Leitura, contribuindo com a gestão, articulação, acompanhamento sistemático e avaliação dos Agentes de Leitura. Ao todo, serão 55 bolsas, sendo 10 para agente e 1 para articulador em cada regional.
As inscrições podem ser feitas tanto na Secultfor, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, como nas seis regionais. Estão previstas ainda oficinas explicativas sobre o processo de inscrição em cada um dos pontos, com datas a serem definidas.

Fonte: Secultfor

Nenhum comentário:

Postar um comentário