Pesquisar este blog

Olá

Muito me alegra pela sua visita. É um blog pretensioso, mas também informativo

domingo, 20 de novembro de 2011

Quando foi a última vez que vimos Mark Morrisroe?



Mark Morrisoe (1959-1989) morreu jovem, mas teve tempo de ser contemporâneo do seu sucesso como artista. Ao longo de uma vida curta, tinha mais de 2.000 peças de trabalho com o seu nome, como fotógrafo e performático, uma arte colaborativa que ganhou força na década de 1980 nos Estados Unidos. Foi assim que fez este auto retrato, em 1983, quando padecia das complicações da Aids.
Nos seus 30 anos de existência, trabalhou com polaroids, filmes super 8, colagens e manipulação de cores. Fotografou seus amantes, traficantes e expoentes do movimento punk, que se destacou em Boston, entre as décadas de 1970 e 1980, além de paisagens e amigos que frequentavam seu apartamento.
O reconhecimento pela originalidade, a criatividade e sua participação pessoal nas fotografias lhe rendeu exposições e aquisição de obras de colecionadores ricos. Seu trabalho foi exibido pela Galeria Pat Hearn a partir de 1985, incluindo exposições individuais em 1986 e 1988.
Ele sentia grande necessidade do auto retrato. Quando tinha 17 anos, foi baleado pelas costas, por um cliente que ficou insatisfeito pelo seu trabalho. Depois incorporou imagens de seu peito ferido a de prostitutas e amigos íntimos. Isso somente reforçava seu empenho na arte undergroud, nas escolhas muito particulares de sua vida pessoal e no tipo de arte que melhor expressava a sua criação.
A fotografia, que imortalizou seu momento quando jazia no leito nu e somente pele e osso, surgia ainda quando a Aids era temida e que tornava os homossexuais ainda mais vítimas da homofobia. Não era a coragem que lhe rendia elogios, mas a estranheza da composição, que se mesclava a resignação e a ternura que nunca lhe abandonou.
Tal como o câncer, a Aids leva as pessoas ao desespero. Quem teve amigos que morreu de complicações do HIV em meados de 1980 sabe o quanto enloqueciam, tão logo a doença era diagnosticada. Daí que havia transformações radicais, e em períodos muito curtos, de personalidades, atitudes e formas de criação, no caso de artistas. Assim como no filme Quando foi a última vez que você viu seu pai?, também era pertinente perguntar quando foi a última vez que se viu Cazuza, Renato Russo e, nesse caso específico, Mark Morrisoe.
O fotógrafo foi enterrado em McMinnville, Oregon na fazenda de seu último namorado, Ramsey McPhillips. Sua fama aumentou desde a sua morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário