Pesquisar este blog

Olá

Muito me alegra pela sua visita. É um blog pretensioso, mas também informativo

domingo, 12 de setembro de 2010

Capote ensina como fazer novela não-ficção

Cinema


Literatura

Está passando hoje no canal AXN o filme Capote, que conta a história do jornalista e escritor norte-americano Truman Capote. O filme é importamente historicamente para compreendermos o sucesso do livro "A Sangue Frio", um espetáculo de narração sobre o interior do Kansas, a partir de uma história policial.  A reportagem foi incentivada pela revista semanal New Yorker e fez com o escritor procurasse saber sobre as motivações da chacina de uma família.
O filme mostra um Capote triste, deprimido, evocando os momentos de abandono pela mãe ninfomaníaca, o pai espancador e criado em internato de freiras. Bebia muito no filme e no morreu pelos efeitos do álcool no fígado. Não conseguiu escrever o segundo livro, embora seja notória a frase que dizia "derramamos mais lágrimas pelas graças alcançadas do que pelas não alcançadas".

Era um beco sem saída, pois muito embora o doutor Jones estivesse disposto a colaborar, a acusação tinha o direito de levantar objecções, e fê-lo, citando o facto de que a lei do Kansas não permitia mais do que um sim ou um não a perguntas directas. A objecção foi atendida e despediram a testemunha. No entanto, se acaso o doutor Jones tivesse podido prestar mais esclarecimentos, aqui está o que ele teria dito: ”Richard Hickock classifica-se acima da média em inteligência, apreende novas ideias e possui largos conhecimentos. Está ento a tudo o que se passa à sua volta e não dá indícios de confusão mental nem fedesorientação. O seu pensamento está bem organizado, é lógico e parece tomar bom contacto com as realidades. Muito embora eu não encontre nele os vulgares indícios de lesões cerebrais orgânicas - perda de memória, perturbações na formação dos conceitos concretos, deformações intelectuais - nada disto pode de modo algum ser posto fora decausa. Ele sofreu uma lesão grave traumática na cabeça, ficando algumas horas em estado de coma, no ano de 1950. Isto verifiquei eu nos relatórios do hospital. Ele afirma sofrer de ataques de amnésia e de dores de cabeça de tempos a tempos, e grande parte do seu procedimento anti-social surge a partir dessa época. (Trecho de A Sangue Frio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário