Pesquisar este blog

Olá

Muito me alegra pela sua visita. É um blog pretensioso, mas também informativo

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Direito de resposta: Adorno explica porque chamou a Polícia

Marcus Peixoto
Carta de Adorno para Marcuse, detonado na Der Spiegel, como um "conselheiro prático", deu um caráter intelectual para um assunto do cotidiano, uma rebelião estudantil:

Caro Herbert,
Tua carta de 5 de abril, recebida durante minhas curtas férias em Baden-Baden, deixou-me
extraordinariamente surpreso e, franqueza contra franqueza, magoado. Como sei
muito bem que a controvérsia entre nós só se resolve oralmente, não gostaria de ficar até
lá devendo a resposta.
Antes de mais nada, não entendo como a situação mudou decisivamente para ti depois de
uma conversa, pois, segundo confirmas expressamente, ela não contradiz em nada
minhas informações e não pode conter quase nada de novo. Pelo menos, penso, deverias
ter me comunicado algumas divergências no relato e dado a possibilidade de exprimir-me
sobre elas. Parece-me realmente impossível formar um juízo sobre a questão à distância
de seiscentas milhas. Tu fizeste-o sem nem sequer me ouvir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário