Pesquisar este blog

Olá

Muito me alegra pela sua visita. É um blog pretensioso, mas também informativo

sábado, 30 de julho de 2011

Com a ária Se Pieta, Sandrine Piau interpreta a Cleópatra em Júlio César, de Händel





Ópera em três atos, com libreto em italiano, tratando das implicações de Giulo Cesarie (Júlio César), após sua vitória sobre Pompeu em Fársalos, 48 a.C. Estreou em Londres, no Haymarket Theatre, no dia 20 de fevereiro de 1724. Trata-se da maior ópera de Händel e uma das maiores do repertório mundial, e tem como principal mérito a complexidade e o convencimento da expressão teatral.
Apesar do título é Cleópatra que brilha. Ela é a personagem principal. Usa as armas femininas para seduzir César e assim não perder seu palácio. Age com astúcia e, mais do que isso, com inteligência. Sabe que a melhor saída é a política. Na ária Si Pietá di me non senti, a música retrata sentimentos contraditórios da rainha, entre vingar seus inimigos e o medo de que seja abatido o homem cujo amor é o mais importante.

Os especialistas afirmam que poucas óperas forneceram tantos números isolados ao repertório de concertos, embora se reconheça que as árias de Händel surtem muito mais efeito no devido contexto dramático. Aqui, Se Pieta é interpretada pela soprano Sandrine Piau, 46 anos, especialista em obras barrocas, onde Händel é o grande mestre e a melhor referência do gênero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário