Pesquisar este blog

Olá

Muito me alegra pela sua visita. É um blog pretensioso, mas também informativo

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Mostra Bertolucci acontece a partir de amanhã


No mês de julho, o grupo de estudos 24 Quadros, formado por alunos e ex-alunos dos cursos de audiovisual da Vila das Artes, realiza a Mostra Bertolucci, dedicada à obra do renomado diretor italiano Bernardo Bertolucci, autor de clássicos como O Último Tango em Paris e Assédio.  Muito se tem falado de O Último Tango, que trazia um Marlon Brando de um período de relativo esquecimento e talvez tenha sido o filme definitivo de sua carreira. Não apenas pela ousadia (é muito lembrada a cena de sodomia), tanto assim que o filme ficou proibido de ser exibido no Brasil até o crepúsculo do regime militar, mas pela temática madura, existencialista, e tem como pano de fundo a suposta ilusão de que revelar tira o encantamento.
No entanto, o filme, para mim, mais importante da Mostra é Assédio. Há uma assustadora cena de abertura, quando a protagonista Shandürai vê o marido ser arrancando da sala de aula e ser levado para a prisão de um suposto país africano. A mulher migra para Roma, onde vai trabalhar com David Thewlis, que se apaixona pela africana,que tudo faz para retirar o marido  da prisão. 
O primeiro filme da mostra,Partner, será exibido no dia 7, quinta-feira, às 18h30. Realizado durante o auge do movimento estudantil de 1968, Partner é um dos filmes mais radicais do cineasta. Baseando-se livremente em O Duplo(1846), de Dostoiévski, Bertolucci apresenta a história de Jacob, um estudante com idéias revolucionárias cuja existência solitária é abalada pelo aparecimento de seu duplo, que o incentiva a ter um maior engajamento político.
O grupo de estudos 24 Quadros reúne-se todas as terças-feiras do mês, às 18h30, na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro), para refletir sobre questões do audiovisual. As exibições dos filmes, seguidas de debate, acontecem às quintas. O grupo está aberto aos interessados em comparecer aos encontros. Informações pelo 3252-1444. (Foto: Partner)
JULHO
Dia 07 – Partner (1968)
Dia 14 – O Conformista (1971)
Dia 21 – O Último Tango em Paris (1973)
Dia 28 – Assédio (1998)
Dia 29 - Os Sonhadores (2003)

Nenhum comentário:

Postar um comentário