Pesquisar este blog

Olá

Muito me alegra pela sua visita. É um blog pretensioso, mas também informativo

terça-feira, 12 de julho de 2011

Revelando os Brasis acontece em Quixeré, Guaramiranga e Fortaleza


Quixeré e Guaramiranga são as cidades do estado do Ceará que terão a oportunidade de conhecer parte do resultado do projeto “Revelando os Brasis”, uma iniciativa do Ministério da Cultura e do Instituto Marlin Azul para democratizar o acesso ao mundo audiovisual em cidades brasileiras com até 20 mil habitantes.
A primeira parada no Estado cearense é em Quixeré, no dia 15 de julho, graças à iniciativa do morador e estudante Arthur Leite que inscreveu sua história no projeto e foi um dos 40 selecionados de todo o Brasil. Ele, que tem apenas 19 anos, é o autor do documentário “Mato Alto – Pedra Por Pedra”, que se passa em Saboeiro, narrando o sonho da vida de um homem erguido, pedra por pedra, no sertão alto do Ceará.
O vídeo de Arthur está fazendo sucesso e já conquistou dois prêmios: no Festival de Jericoacoara – Cinema Digital, onde ganhou os prêmios de Melhor Documentário e Melhor Direção e também no Festival Art Déco de Cinema, em São Paulo.
No dia 18 de julho, o município de Guaramiranga recebe a caravana do projeto e Carmem Silvia Ferreira, artesã, arte-educadora e moradora do local, vai apresentar aos conterrâneos o documentário “O Porquê das Coisas”, que conta a história de Antonio Martins, que se dedica à criação de abelhas e ao cultivo do roçado e sempre encontra soluções simples e criativas para os desafios de seu cotidiano.
O projeto também vai passar pela capital, Fortaleza, no dia 17 de julho. A iniciativa é uma realização do Instituto Marlin Azul, com patrocínio da Petrobras e parceria estratégica da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.  Um caminhão do projeto levará para os municípios e para a capital toda a estrutura necessária para montar um cinema ao ar livre e exibir as produções cearenses.
 Criado em 2004, o Revelando os Brasis tem por objetivo geral promover a inclusão e formação audiovisual através do estímulo à produção de vídeos digitais. A iniciativa, dentre outros objetivos específicos, possibilita o acesso dos moradores às novas tecnologias para que possam contar suas histórias, valorizar a identidade local, preservar as manifestações regionais e possibilitar o contato dos brasileiros com um rico acervo histórico, geográfico e cultural do país.
 O Revelando os Brasis é desenvolvido em etapas. Na primeira é realizado o Concurso Nacional de Histórias voltado aos moradores de cidades com até 20 mil habitantes. Os 40 autores das histórias selecionadas, na segunda fase, participam de uma oficina audiovisual, no Rio de Janeiro, onde aprendem, com a orientação de profissionais renomados do cinema, todas as etapas de realização de um vídeo, incluindo noções sobre roteiro, produção, direção, som, fotografia, direção de arte, edição, comunicação e mobilização. Na terceira etapa, os autores retornam às cidades para a realização do vídeo com recursos e o acompanhamento técnico do projeto. Num processo de mobilização popular, familiares, vizinhos, amigos e artistas locais são estimulados a integrar as equipes, desempenhando funções artísticas, técnicas e de apoio.
 A quarta etapa é marcada pelo Circuito Nacional de Exibição. As obras são apresentadas em sessões abertas e gratuitas nas 40 cidades selecionadas e nas capitais dos estados envolvidos. Para completar o processo de democratização audiovisual, as 40 obras reunidas em um box de DVDs, contendo as histórias e making ofs da produção e do circuito de exibição, são distribuídas para bibliotecas, escolas públicas, pontos de culturas, cineclubes e órgãos públicos ligados à educação e à cultura. Os vídeos são ainda exibidos em mostras e festivais nacionais e internacionais. Desde a criação do projeto, há sete anos, foram realizadas 160 obras audiovisuais feitas por moradores de pequenas cidades.

Mais informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário